Fornecer espaços que favorecem a produtividade laboral da equipe, além de ser direito do trabalhador ter assegurado o conforto e a ergonomia dentro das empresas, é um fator que interfere e muito na lucratividade das empresas. E a ergonomia vai muito além de uma cadeira confortável e um monitor posicionado corretamente.
Questões como ruídos de colegas conversando, de máquinas, do ar condicionado, ou até o ofuscamento da tela, por conta de uma janela que bate sol, também fazem parte do universo da Arquitetura de Interiores Corporativos.
Ter atenção nesses detalhes, na hora de construir ou reformar um ambiente de trabalho, pode interferir diretamente em aspectos que vão além do bom gosto pela decoração ou detalhes visuais do projeto.
Contando com um especialista
Investir em uma consultoria especializada, com profissionais da área, poderá ser o divisor de águas no sucesso do seu projeto. Como falamos, realizar uma obra em um ambiente corporativo, requer atenção redobrada para diferentes cenários e possibilidades que envolvem a rotina de uma empresa.
Um especialista irá auxiliar na definição da melhor disposição do mobiliário, orientar na escolha de materiais que controle ruídos e reflexos de luz, além de propor a melhor solução em termos de aproveitamento de espaço.
Nesse tipo de ambiente ainda se deve levar em consideração a funcionalidade, praticidade, custo benefício do investimento e identificação do projeto com a natureza da empresa.
Espaços que ajudam a vender mais!
Além da produtividade da equipe, que pode ser influenciada pelo espaço laboral, outro ponto que é importante se ter atenção, é a forma com que a sua empresa está vendendo seu produto/ serviço para o mercado. E, a arquitetura, tem um importante papel nesse sentido chamando a atenção dos consumidores ou até mesmo os entusiasmando a compra. Vamos te explicar melhor na sequência.
O comportamento dos consumidores dentro de um ambiente comercial é muito influenciado pelas formas, disposição do mobiliário e dos produtos. O ideal é que o consumidor seja conduzido a circular ou a visualizar toda a loja, algumas das maneiras de se fazer isso, é por meio de técnicas de Neuro arquitetura, Visual Merchandising e Retail Design, que são especializações dentro da arquitetura de interiores que estudam o comportamento e a percepção humana em relação ao ambiente construído. Além disso, a arquitetura precisa estar de acordo com o público que se deseja alcançar.
Diferentes públicos, requer diferentes espaços!
A atmosfera de uma loja de departamentos é completamente diferente de uma boutique de luxo, uma trabalha com grandes volumes de vendas e peças produzidas em série, enquanto a outra trabalha com a exclusividade, poucos itens com valor agregado maior.
Enquanto a loja de departamentos geralmente é bastante iluminada, com muitas araras e itens agrupados por semelhança, a boutique geralmente tem uma iluminação mais cênica, que destaca determinadas peças exclusivas e a exposição favorece a compra de vários itens que combinam entre si. Além disso, quando o cliente se identifica com a loja, com a marca e com o ambiente, fica muito mais propenso a compra. E, os consultores especialistas em Arquitetura de Interiores Varejo, podem ajudá-lo a criar estratégias para conduzir ainda melhor seu cliente durante a jornada de compra.
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11/07/2023 - Acic