uploaded pictureÉ consenso no mundo científico que o homem é a espécie mais bem-sucedida da história da Terra. Mas o que faz esse ser, muito mais frágil em comparação a uma grande lista de outros animais, ostentar a condição de dominante há tanto tempo?

A primeira das explicações está justamente na capacidade única de pensar de forma complexa. Com essa faculdade, o homem resolve problemas, cria estratégias, fabrica os mais diferentes artefatos e elabora planos com grandes índices acerto e sucesso.

Ao unir sua capacidade de pensar à sua habilidade de construir e empreender, o homo sapiens (homem sábio) define sua hegemonia no planeta. Com a união dessas virtudes ele supera animais muito mais fortes e que, em outras épocas, rivalizavam na disputa pelo domínio do planeta.

Outros animais têm a capacidade de constituir sociedades, como as formigas, as abelhas e até mesmo os chimpanzés, com quem o homem compartilha mais de 98% das informações do seu DNA. Todavia, as condições exclusivamente disponíveis no intelecto e nas características humanas fazem com que ele eleve a capacidade de realizar a níveis exponencialmente mais altos. Às vezes, a junção dessas habilidades o conduz a estágios que até ele mesmo duvidava ser capaz de atingir.

A associação e a cooperação são instrumentos universalmente poderosos. E, nesse planeta, fizeram com que o sapiens construísse cidades, desenvolvesse máquinas, fosse ao espaço e, mais recentemente, construísse a inteligência artificial. A capacidade de pensar mostra que o ser humano é uma engenharia complexa e amplamente sofisticada e, progredindo um passo de cada vez, ele ainda não descobriu o seu verdadeiro limite.

Essas qualidades todas são empregadas também no contínuo desenvolvimento empresarial. As empresas estão conectadas em uma espécie de rede, com a participação de vários atores com posições e atribuições cuidadosamente definidas. Essa rede atende pelo nome de associativismo empresarial que no Oeste une mais de 20 mil empresas formais e mais de dois milhões em âmbito nacional. A Acic e outras 45 associações comerciais da região formam a Caciopar, uma das 12 coordenadorias empresariais que se ligam à Faciap. Esta e outras 26 federações de empresas estão sob o guarda-chuva da CACB, uma das confederações mais poderosas do Brasil.

De forma objetiva e simples: O associativismo empresarial é um movimento alicerçado no trabalho voluntário de empresários e empresárias que, além de gerar empregos e oportunidades, contribuem na defesa e articulação de projetos que possam significar avanços estruturais, econômicos e sociais à sua comunidade.

Caro empresário, venha você também participar dessa grande e transformadora corrente de união. Faça uma visita à Acic, conheça mais sobre a história da entidade, sobre as contribuições dela ao processo de desenvolvimento local e regional, e também saiba mais sobre as soluções de seu portfólio. Cada produto e serviço disponibilizado pela Acic foi detalhadamente pensado e elaborado para melhor atender as necessidades de sua empresa.

Faça parte você também.

27/04/2023 - Jean Paterno