uploaded pictureA Acic comemorou no dia 4 de abril os seus 63 anos de fundação. São mais de seis décadas dedicadas ao associativismo empresarial, uma corrente de união em expansão nas mais diferentes regiões brasileiras. A diretoria da entidade realizou uma programação especial, de 10 a 14 de abril, para marcar a Semana do Associativismo, movimento que integra empresários que, além de gerar empregos e desenvolvimento, doam seu tempo à busca de soluções às grandes causas de interesse coletivo.

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel, atualmente com quase quatro mil empresas filiadas, é uma das três maiores entre as 296 Aces representadas pela Faciap, uma das maiores federações empresariais do Brasil. A Acic nasceu de uma necessidade. No fim da década de 1950 era possível perceber o enfraquecimento dos rentáveis ciclos da erva-mate e da madeira, tão importantes para a geração de empregos e para o desenvolvimento da região desde o início do processo de colonização.

Com o esgotamento dessas fontes, Cascavel precisava se reorganizar para decidir sobre o seu futuro. Assim, 51 líderes viriam a se encontrar em 4 de abril de 1960, nas dependências do Tuiuti Esporte Clube, para decidir sobre o que fazer e então criaram a Acic. A finalidade era reunir líderes empresariais para pensar formas de conduzir o município ao seu próximo estágio de desenvolvimento, com a propulsão de outras matrizes econômicas.

O primeiro presidente foi Altamir Silva que, hoje com mais de 90 anos, diz-se impressionado com o tamanho e o status que a Acic alcançou. “Ninguém à época sequer sonhava que a associação comercial viria a ter tanto peso e influência no município e na região”. Pela presidência e diretoria da Acic passaram nomes influentes, alguns de projeção nacional responsáveis por grandes contribuições à evolução do processo empresarial.

A entidade, sempre ao lado das principais forças locais e regionais, transformou-se em fórum de debates e de busca de soluções aos mais diferentes anseios. A Acic se colocou ao lado de lutas icônicas, como da construção da Ponte de Guaíra, da Ferroeste, da pavimentação e duplicação de rodovias, do Porto Seco, de instituições de ensino, e do contínuo fortalecimento das empresas, redundando em oportunidades e prosperidade. A entidade conta também com um amplo portfólio de produtos e serviços criados para levar informações e conhecimentos fundamentais às empresas associadas.

Legenda: A Acic atende, desde 2016, no Edifício Rui Barbosa, em frente à Câmara de Vereadores

Crédito: Assessoria.

11/04/2023 - Jean Paterno