Queridinha dos consumidores e esperada pelos empresários que buscam otimizar suas vendas de final de ano, a Black Friday vem para trazer inúmeros benefícios aos que aguardam ansiosamente, todos os anos, pelo mês de novembro.
A Black Friday se consolidou como o maior evento do varejo online brasileiro. Para se ter ideia da sua dimensão, só no mercado digital, em 2021, alcançamos R$ 7,5 bilhões em vendas, durante o período, segundo relatório da Neotrust (maior fonte de dados e de inteligência sobre o e-commerce brasileiro).
Para 2022, a estimativa em vendas durante a campanha é otimista! A exemplo de 2021, este ano, de acordo com a pesquisa realizada pela área de Inteligência de Mercado da Globo, 47% dos consumidores acreditam que a sua situação financeira estará melhor no segundo semestre do ano. Portanto, as pessoas esperam gastar mais com produtos no período da Black Friday.
Ainda de acordo com a pesquisa, dos entrevistados, 34% pretendem aproveitar a campanha para comprar roupas e calçados, 32% preferem gastar com alimentação e bebida e os outros 26% acham mais conveniente aproveitar o momento para investir em cursos e capacitações. Outro dado importante que a pesquisa revela, é que 56% dos entrevistados, afirmaram comprar algum item para Copa do Mundo. Então, fica aí uma importante dica para quem quer melhorar seus resultados, aliando a Black Friday, com outro grande e importante evento que também está chegando nesse final de ano.
Bom, com base nas previsões apontadas na pesquisa, espera-se grandes oportunidades para a Black Friday deste ano. São oportunidades de vendas e bons negócios para diferentes segmentos e perfis de consumidores. Mas, é importante destacarmos que nem só de boas previsões vivem os empresários brasileiros, afinal, apesar da Black ser sim um evento já consolidado e aguardado pelos consumidores, ela sozinha, não trás resultados! É necessário realizar um bom planejamento voltado a técnicas de vendas, preparação da equipe de trabalho, política de descontos reais e, o principal, preparar a sua empresa (seja ela digital ou física) para a alta demanda que o período exige.
Como o dia “DE” (25 de novembro) está bem próximo, separamos para você, empresário, algumas importantes dicas para te auxiliar a extrair melhores resultados da Black Friday. Confira cada uma delas, com atenção não esquecendo de coloca-las em prática! Desejamos sucesso e ótimas vendas.
1. Preparação
e planejamento é a alma do negócio, e nós podemos provar!
Assim já dizia o velho ditado popular “A propaganda é alma do Negócio”, e nós também acreditamos nisso. Mas, durante a Black Friday, tem algo que vem antes da propaganda e que impactará no sucesso, ou não, da sua campanha – a organização e planejamento que antecedem a data.
Tão importante quanto Natal, Dia das Mães e outras datas comerciais, a Black exige atenção redobrada, afinal, do que adianta uma grande oportunidade, se a sua empresa não está preparada para atender a alta demanda? Se o estoque da sua empresa não está abastecido? Ou se não foi feito um planejamento prévio de descontos com ofertas reais e que sejam benéficas ao consumidor?
Então, esteja atendo aos detalhes:
- Garantindo que sua loja esteja abastecida;
- Que realmente esteja ofertando vantagens aos consumidores;
- Que o ambiente físico esteja atrativo e confortável;
- Que sua equipe esteja munida de informações e técnicas para atender com precisão o seu cliente.
2. Dica
de “ouro” para as lojas online: confira a infraestrutura do seu
site!
Se tem algo que tira a paciência de qualquer consumidor, é site lento, com instabilidade e problemas na hora de fechar a compra! Não tem desejo pela compra que resista a esses problemas. É perca de venda, na certa!
Então, aí vai a dica, tenha atenção à tecnologia do seu site. Vale verificar o histórico de performance dos sistemas utilizados, o ERP e o meio de pagamento online. Se ficar com dúvidas, não hesite, entre em contato com o prestador de serviço do seu site, ou com uma empresa especializada em tecnologia.
3. A
Copa do Mundo está aí, saiba como aproveita-la na Black Friday!
Se a Black Friday por si só, já é um sucesso, imagine alia-la a outro grande evento que chega com força, esse ano, no mês de novembro: a tão esperada copa do mundo!
No começo desse conteúdo já demos o spoiler, onde, 56% dos consumidores entrevistados, afirmaram comprar algum item para Copa do Mundo durante o período da Black. Então, se eu fosse você, não pensaria duas vezes em apostar nesses artigos, durante suas ações de vendas. Principalmente para os segmentos de Roupas e Acessórios, Eletrônicos, Alimentos e Bebidas.
4. Diversifique
sua comunicação – Divulgue nas redes sociais!
Se tem algo que a pandemia nos ensinou e que, podemos até afirmar, que trouxe mudança no padrão de compras, é que o consumidor hoje, compra e MUITO, não só pelos sites de e-commerce, como também, pelas redes sociais. Durante o período de isolamento, 80% das pessoas compravam por esses canais de comunicação, e, por mais que as lojas tenham voltado com seus atendimentos em locais físicos, boa parte dos consumidores mantiveram a praticidade e conforto pelo atendimento online, feito pelas empresas através das vendas pelas redes sociais e whatsAAp. Então, não esqueça de treinar a sua equipe para atender esse perfil de consumidor e esteja sempre atento de, além de divulgar seus produtos nesses canais, não deixar o cliente, sem resposta ou atendimento.
5. Quinta
e última dica: use e abuse da criatividade
A Black Friday apresenta um imenso potencial para diferentes empresas e segmentos. A oportunidade é igualmente benéfica, para todos, agora, o que determinará o diferencial do seu negócio será a forma com que a campanha será trabalhada. Como ela chegará ao consumidor, a oferta dos melhores produtos ou, até mesmo, as formas para chamar a atenção do cliente, na hora de expor o seu produto a venda.
Então, pense fora da caixa, conheça o seu cliente. Converse com ele através de boas estratégias de comunicação. Com foco e boa dose de criatividade, o sucesso da Black Friday, é garantido.
E caso você queira preparar a sua equipe para as vendas desse período, não perca a oportunidade de participar nos dias 16 e 17 de novembro, do treinamento Alta Performance no Atendimento - Black Friday promovido pela Uniacic. Saiba mais, entrando em contato conosco: (45) 3321-1452 | Whatsapp: (45) 99913-0263.
Fontes:
09/11/2022 - Viviana Durante