uploaded picture




Imagine participar de reuniões, viajar para diferentes países, curtir aquele show do seu cantor preferido, ou, porque não, ir à lua sem precisar sair de casa! E não estamos falando de reuniões por meio de plataformas digitais, tão pouco das conhecidas lives, viu?! É muito mais palpável de tudo que você já viveu pela tela de um computador ou de um celular. Trata-se de um ambiente real, onde todos os seus sentidos são amplamente explorados. 

O Metaverso veio para transformar o mundo “real” mostrando que os ambientes virtuais podem ser mais necessários e urgentes do que imaginávamos. Não se trata, apenas, de avatares, planetas subterrâneos ou outras dimensões fictícias que se assemelham aos filmes da Marvel, vai muito além disso. É sobre educação, empreendedorismo, cultura e geração de novos negócios sem interferência de tempo ou distância. São as aulas de história, onde os alunos poderão viver no presente, momentos e fatos marcantes que ocorreram há milhares de décadas. É a experiência que uma agência  que proporciona ao seu cliente conhecer o pacote completo da sua viagem, sem sair do local em que ele está. É percorrer cada metro quadrado do projeto da sua nova casa ou do seu escritório, sem que o primeiro tijolo tenha sido erguido. É o test drive do carro dos sonhos que nem ao menos foi lançado pelo mercado. Isso tudo e muito mais é o Metaverso... Um universo vasto, inovador e possível de ser explorado! 

 

Conhecendo o Metaverso

Em síntese, Metaverso é um ambiente virtual compartilhado, ou seja, a união de tecnologias capazes de inserir pessoas e itens reais em um universo virtual. O termo “Metaverso” foi criado em 1992 por Nean Stephenson através do seu romance de ficção científica “Snow Cash”. Neal juntou as palavras “meta” (Em português: Que vai além ou transcendente) e “verse” (Em português: Universo.) Neste livro já existiam avatares, que eram utilizados pelos usuários para fugir da realidade da vida cotidiana para entrar em um universo digital.


Como esse ambiente é explorado

Nesse “mundo” digital imersivo podemos dizer que é um “novo planeta terra”, mas em ambiente digital. O Metaverso faz com que o limite físico do mundo real seja “inexistente”, possibilitando as mesmas ações da vida cotidiana em qualquer local do planeta, sem a interferência do tempo, deslocamento, custo elevado e ainda possibilitando uma maior experiência do usuário através da experiência de imersão.

Diferença entre a tecnologia do Metaverso e os jogos de vídeo game

A ideia do livro de ficção científica surgiu de inspiração para muitos jogos como Second Life, Roblox, Fortnite e Minecraft. Neles, mundos de realidade paralela unem jogadores que podem socializar e recriar vidas paralelas, mas somente na tela do computador. Com a web 3.0 há o rompimento dessa barreira. Por exemplo, uma aula de história pode ser dentro das civilizações antigas, juntamente com todos nossos colegas em avatares juntos – online, vivendo a cena na prática. Agora podemos entrar dentro desse mundo como se realmente estivéssemos lá, naquele momento, do passado. Isso potencializa a absorção do conhecimento.

Com o Metaverso tudo é possível?

Tudo no Metaverso é possível, podemos ir em supermercados, escolher, pagar e receber em casa. Podemos ir em shows com nossos amigos e assistir em cima do palco ao lado da banda. Podemos ir para outros planetas sem sofrer qualquer risco por não possuir oxigênio. As possibilidades são incríveis.


O Metaverso pretende transformar a internet?

A internet 2.0 que temos hoje já quebrou várias barreiras, porém, ainda não é como se estivéssemos fisicamente em qualquer lugar. A proposta do Metaverso é gerar conexão entre as pessoas de uma forma imersiva em qualquer lugar do universo, fazendo com que nossa mente acredite que é um ambiente real.

O Metaverso passará a ser realidade em quanto tempo?

O Metaverso já é uma realidade em nossas vidas, porém, ainda há limites tecnológicos que impossibilitam a utilização de alta resolução de algumas situações. A internet 5G com longo alcance e o processamento rápido através de hardwares potentes faz com que ainda tenhamos que utilizar Low Poly (Baixo polígono) como uma criação de acesso padrão à população, isso faz com que a maioria dos celulares, computadores e óculos com baixo processamento ainda consigam entrar no Metaverso. Quando utilizamos High Poly (Alto polígono), conseguimos transmitir uma maior clareza de detalhes em objetos e ambientes nesse mundo, potencializando assim a reprodução de uma vida real sem limites. Case Um dos primeiros trabalhos realizados em Cascavel foi com a empresa Futurjet, que fabrica pulverizadores autopropelidos. Onde foi desenvolvido uma plantação de soja onde o pulverizador está em tamanho real e possibilita ao usuário andar em baixo da máquina, andar nas passarelas, pilotar o pulverizador dentro da cabine e aplicar os defensivos na lavoura com as barras abrindo e funcionando como é na vida real.

Metaverso no Conexão ACIC 2022

E se você assim como nós é antenado em inovação e quer saber mais sobre esse mundo de possibilidades que o Metaverso oferece, participe da 13º edição do ciclo de Palestras Conexão ACIC. No segundo dia do evento, ela, Martha Gabriel, uma das pensadoras mais influentes da atualidade no Brasil trará aos participantes do Conexão ACIC, o tema: Vivendo no Metaverso. Além de Martha Gabriel o evento reunirá outros dois grandes nomes: Leandro Karnal, com o tema Recriar, reinventar ou desaparecer e também Augusto Nunes, com: Política nacional – o panorama do Brasil e cenários econômicos. O Conexão ACIC é um evento que reúne importantes nomes do cenário nacional com temas que impactam empresários e trabalhadores de diferentes áreas de atuação.

Participe do Conexão ACIC 2022.

Conecte-se com a evolução!

 



uploaded picture



   Contribuição para o artigo

   Marcos Guerin
   CEO Village Meta / DEV 3D / Designer

   Village Meta

   

    

09/08/2022 - Viviana Durante