Se tem
algo que todo negócio, independentemente do porte ou segmento que atue quer, é sem
dúvida, ter lucro! Afinal, são os resultados que mantêm uma empresa competitiva
e lhe possibilita permanência no mercado.
Mas
afinal, de que forma conquistar a preferência dos clientes e conseguir se
destacar em meio a tanta competitividade mercadológica? Baixar o preço? Mudar
seus produtos? Oferecer brindes ou sorteios? Bom, todas essas alternativas são
validas, desde que, não seja esquecido algo muito importante: que valor o seu serviço ou mercadoria está
oferecendo a este cliente? Em outras palavras, mais do que vender algo, é preciso entregar valor, ou seja, gerar uma experiência ao consumidor. Na maioria das vezes, não é pela
necessidade que o cliente volta a sua loja/ negócio, mas sim, pela experiência que você gerou
a ele, em um primeiro momento. Neste caso, cabe perfeitamente aquele ditado popular
bem antigo, que diz: “A primeira impressão, é a que fica”!
E, quando
falamos em encantamento do cliente, não existe uma receita pronta a ser seguida,
tudo vai depender do seu ramo de negócio, nicho de mercado e quem quer alcançar.
Mas, há algo que é essencial e que pode ser um divisor de águas para a melhoria
do relacionamento com o seu cliente, que é a iniciativa de investir na capacitação
de competências da sua equipe comercial.
Por
que capacitar a equipe comercial é tão importante?
Capacitar
o seu time, seja ele comercial ou não, é ter a oportunidade de provocar nas
pessoas a evolução. Isto fortalece de forma intensa na organização a cultura de
crescimento constante e auto desenvolvimento nos colaboradores. Esta cultura
resulta em resultados para todos.
Como
identificar a real necessidade de capacitação da equipe comercial?
As
lideranças são um termômetro, mas estar presente, acompanhando a performance
nos indicadores chaves, bem como acompanhamento da rotina em campo, sintonizam
ótimos direcionamentos de forma mais assertiva.
Os treinamentos devem ser
focados em todos os integrantes da equipe comercial, ou pode ser focado nos
líderes?
Sem
dúvidas em todos os integrantes do time comercial. É importante haver sinergia
em todos os níveis. Os líderes, como sendo os primeiros facilitadores, se faz
necessário eventos com o intuito de reciclagem periodicamente.
Quais são os programas de
capacitação mais específicos e efetivos para ser trabalhado com a equipe de
vendas?
Os negócios são feitos por
pessoas! Entender de comportamentos, desenvolver a empatia nos negócios são
eventos que contribuem tanto para o profissional, quanto para o pessoal. O
coaching, muito explorado nos últimos anos, possui uma linguagem bem
interessante. O processo desenvolve a prática da atenção plena, de escuta ativa
e perguntas. Conexões desta forma geram interesse mútuo, muitas vezes, o negócio
vira uma consequência.
Diferentes
tipos de treinamentos
Quando
as capacitações são internas, as aplicações relacionadas a questões rotineiras
tendem a ser uma boa alternativa, porque a leitura das necessidades,
comunicação e grau de sensibilidade pelo profissional facilitador será total na
linguagem da empresa. A liderança maior, precisa ter este feeling para
identificar nos seus colaboradores, quem possui mais conhecimento, se tem
habilidade para transferi-lo (ou se precisamos capacitá-lo para isto) e claro,
se o sentimento de “dono” desperta nele, atitudes diferenciadas.
Tratando-se
de algo mais inovador e de impacto, diz a lenda que “santo de casa não faz
milagre”. De fato, podemos deixar ótimas oportunidades passarem por este motivo,
não que esteja certo. Muitas vezes, o “sistema” adota quem vem de fora com mais
atenção.
Para
ambas as circunstâncias, o conteúdo com clareza, com bons exemplos práticos,
comunicação proativa por parte do emissor, abrindo uma receptividade com quem
está para adquirir conhecimento... resultada em conexão que gera resultado.
Como o
gestor/empresário pode avaliar se as capacitações estão sendo aplicadas e se
ele está tendo retorno financeiro do investimento feito em seu colaborador?
Dashboard com os principais indicadores, trazendo um histórico e sua evolução são fundamentais para mensurações quantitativas. Destas, podemos ter várias leituras qualitativas também, mas neste outro caso, pesquisas e feedback dos colaboradores são fundamentais. Aqui, os líderes são fatores chaves de acompanhamento nas rotinas diárias. Para todo processo de treinamento e evolução, a disciplina diária na execução passa a ser um dos desafios e também, o alicerce de sucesso no processo.
Quais as vantagens para o empresário ao investir em capacitações externas?
As
rotinas das organizações são inevitáveis. Após algum tempo, a busca por
capacitações externas com bons profissionais, agregam muitas vezes, formas
diferentes do já convencional da equipe. Não me referindo a mudanças de
impactos, mas mudança na percepção de visão no negócio. Esta quebra de padrão
em um time com mind set de crescimento, por exemplo, recicla e turbina
possibilidades antes despercebidas, ou pouco aproveitadas.
Case
A nível nacional, a MAGALU é um
exemplo claro de visão dentro da filosofia geradora de negócio. A mudança
percebida, a adaptação da sua equipe, os processos e muita disciplina, fizeram
a cia crescer exponencialmente. Houve muito estudo, visão e capacitação de todo
o seu time para se transformar na potência que se transformou e em pouco tempo,
relativamente.
Mudanças necessárias
Se
existe uma certeza... é da mudança! Não só para o departamento comercial, mas
para tudo e todos! O que surpreende é a velocidade dos acontecimentos. No
segmento do canal varejista, nos últimos anos, os cash and carry (atacados de autosserviço),
aproveitaram uma onda de crescimento, focados em ofertas, com menos prestação
de serviço. (atendem uma necessidade)
O
e-commerce é outra grande mudança, acelerado pelo movimento da pandemia, fez este
canal de vendas ganhar outra importância. Não ficamos por aqui... a logística
também mudou, o que antes demorava 20 dias para ser entregue, hoje chega em 3 a
4 dias, e o cliente recebe on-line toda a evolução da sua entrega pelo celular.
É algo fantástico. Se ontem era uma experiência duvidosa, hoje é quase sempre
positiva, gerando novas oportunidades.
Negócios
nascem para atender necessidades. O mercado nos convida a estarmos atentos as
necessidades dos nossos clientes, e dos clientes dos seus clientes e com isto,
decidir:
Quais necessidades
iremos atender?
Profissionais com mind set de evolução permanente geram valor para o negócio. Pessoas em constante evolução promovem crescimentos onde estiverem! A facilidade de acesso as informações em níveis nunca vistos, com conteúdos de altíssima qualidade através de plataformas populares como o Instagran, Telegran, são divisores de águas, ou melhor, divisores de tempo!
Participação e contribuição para o artigo
Rodrigo Branchi
Especialização: MBA Gestão Estratégica Comercial | Unioeste.
07/02/2022 - Viviana Durante