uploaded pictureDezembro é sinônimo de sol, praia, piscina, férias e calor! É o mês onde o verão mostra pra que veio e coloca todo mundo pra “fora de casa”! É o período do ano onde compartilhamos muitos momentos especiais com a família, colegas de trabalho e amigos.

Como podemos perceber, motivos para amar o verão, não faltam (risos). Mas, cabe aqui um alerta, nem só de alegrias vivem os simpatizantes das altas temperaturas, é preciso ter consciência de que tudo nessa vida, em excesso, não é legal e pode ser prejudicial a nossa saúde, e a exposição solar é um exemplo disso!

Sabemos que em horários recomendados e tomando os devidos cuidados, o sol pode ser nosso melhor amigo, pois é fonte riquíssima de vitamina D: necessária para manter ossos e dentes fortes e essencial para o perfeito funcionamento do nosso cérebro. No entanto, se não dosarmos nossa exposição aos seus raios ultravioletas e não tomarmos as precauções necessárias, ele pode ir de mocinho a vilão desta história em questão de minutos. Causando desde idas a emergências devido a casos de insolação até situações mais graves, com danos irreversíveis ao nosso organismo!  

Os raios solares podem ser nocivos, de forma geral, queimando a nossa pele, olhos e cabelo. E entre as doenças mais comuns, provocadas por essa prática, destacamos:

- Envelhecimento precoce;

- Herpes;

- Acne;

- Alergias;

- Melasmas;

- Câncer de pele;

- E problemas de visão!

Fique de OLHO!

Sim, é isso mesmo, os nossos olhos também sofrem durante o verão e podem desenvolver uma série de doenças pela falta de limites e proteção durante a exposição solar. Então, a partir de hoje, fica o alerta...

 Além do protetor solar, do boné e da garrafinha de água durante as caminhadas e atividades ao ar livre, adicione a esse combo, os óculos de sol! Mas, antes disso, cabe aqui um adendo: os modelos de óculos solares falsificados ou aqueles baratinhos do camelô, tem que correr longe, combinado?! É preciso ter muito cuidado durante a escolha deste importante acessório, afinal, com a saúde dos nossos olhos, não se brinca e você vai saber por que, acompanhando o artigo a seguir. Nos acompanha? Então vamos lá...

Por que o sol pode ser tão nocivo aos nossos olhos?

A exposição frequente dos olhos aos raios ultravioleta (UV) pode provocar diversas doenças oculares, como o aparecimento precoce de catarata e a degeneração macular, doenças que podem causar redução significativa da visão e consequentemente, da qualidade de vida dos indivíduos acometidos. Portanto, para garantir os benefícios da exposição solar de forma segura, recomendamos além do uso do filtro solar para o corpo e para o rosto, também o uso de óculos de sol com filtros de proteção ultravioleta, para evitar que a visão seja prejudicada devido ao efeito cumulativo da exposição à radiação, solar ao longo do tempo. 

Quais os cuidados necessários?

Os raios UV costumam atingir níveis bastante elevados e perigosos em determinados horários do dia, principalmente entre as 10h e as 16h, por isso, é muito importante sempre verificar se as lentes dos seus óculos possuem proteção 100% UV, garantindo, assim, que você está realmente protegendo seus olhos dos efeitos nocivos do sol.

Lembrando que é mais perigoso usar óculos sem proteção UV que se expor ao sol sem usá-los. Os óculos sem a proteção podem causar dores de cabeça, cansaço ocular e mal-estar. Além disso, por impedirem que a pupila se feche para se proteger do excesso de luz, as estruturas intraoculares acabam sendo mais atingidas pela radiação.

O uso de óculos de sol, é mesmo indispensável?

Com certeza! Assim como é necessário prevenir a exposição solar em excesso da pele para evitar o fotoenvelhecimento e o risco de câncer de pele, os olhos também precisam de atenção.

Para que se tenha o benefício da foto proteção ocular, é indicado, sempre, óculos de sol de boa qualidade, que venha especificado pelo fabricante a presença de filtro de proteção UVA e UVB que impedem a passagem dos raios solares, protegendo e garantindo, desta forma, a saúde dos olhos.

Além disso, outro benefício do uso dos óculos de sol, é que ele ajuda também a prevenir o aparecimento daquelas ruguinhas entre os olhos e os temidos “pés de galinha”, pois com eles, não precisamos tencionar tanto os músculos da face para nos proteger do excesso de claridade.

E para quem faz uso de óculos de grau?

Para quem faz uso de óculos de grau, é recomendado que sejam incluídas na lente incolor, películas de foto proteção, ou ainda, que os óculos de sol sejam fabricados com o grau que o paciente necessita, substituindo, neste caso, o uso dos óculos de grau comum nos dias ensolarados.

Felizmente, cada dia mais temos a nossa disposição diversas opções de modelos para todos os tipos de rosto e estilo, desta forma, é possível encontrar tanto óculos de grau quanto óculos de sol que atendam a todos os gostos e necessidades de cada indivíduo, aliando conforto, beleza e proteção.

Cuidados que começam desde cedo

Assim como nos adultos, os óculos de sol são fundamentais para proteger os olhos dos pequenos contra a radiação UV. Hoje, a maioria dos fabricantes já oferecem modelos para crianças de todas as faixas etárias. Mas atenção: os óculos infantis merecem atenção redobrada na hora da escolha. Eles devem ser sempre feitos com material de alta qualidade e hipoalergênico (o policarbonato é o material mais seguro nesse caso). Além disso, devem ser, acima de tudo, confortáveis, com armações leves e com 100% de proteção UV.

Assim, além de ficarem charmosos, garantimos que esses pequenos também estejam com sua visão protegida dos raios UV.

Lentes de contato e exposição solar, combinam?

As lentes de contato são ótimas aliadas para quem não quer usar óculos de grau, gosta de revezar ou para prática de esportes. Mas, fique atento! Os usuários de lentes de contato devem ter alguns cuidados a mais quando se trata de saúde ocular, principalmente em relação a higiene e ao manuseio das lentes.

Atualmente, existem no mercado vários tipos de lentes de contato, e algumas já possuem filtro UV e também contra a luz azul (máxima proteção para quem utiliza aparelhos eletrônicos), permitindo que os usuários se exponham ao sol com menor risco de danos oculares. No entanto, essas lentes são ainda mais eficientes em conjunto com os próprios óculos de sol, que também protegem estruturas cuja lente não cobre, como as pálpebras, por exemplo.

Perigo oculto e, em muitos casos, irreversível!

Os danos causados pela exposição crônica aos raios solares podem causar prejuízos em todas as estruturas oculares, em menor ou maior grau de gravidade.

Quando em excesso, o sol, assim como pode causar queimaduras superficiais na pele, também pode provocar a fotoceratite, que é uma queimadura superficial mas muito dolorosa da córnea (camada transparente que fica na frente do olho), também pode atingir o cristalino, favorecendo o surgimento precoce da catarata e, até mesmo, causar lesões nas camadas mais internas do olho, como a degeneração macular na retina, que é uma doença que leva a redução progressiva da visão e sem tratamento efetivo até o momento.

Além disso, o contato exagerado com o sol sem fotoproteção pode provocar lesões nas pálpebras e na área ao redor dos olhos, como o câncer de pele, por exemplo, e também favorecer o surgimento do pterígio, que é a formação de uma membrana que cresce na conjuntiva em direção a córnea, causando desconforto, vermelhidão ocular e sensação de corpo estranho nos olhos.

Nas partes mais externas, as lesões são tratáveis clinicamente ou com cirurgias, mas, quando chega às células da retina, não há muito o que fazer depois de iniciado o dano, por isso, é tão importante tomar todos os cuidados para se proteger do sol em excesso. 

Hidratação + alimentação = saúde dos olhos!

Nos dias mais quentes, uma alimentação leve e o aumento da ingestão de líquidos são indispensáveis para manter a homeostasia do nosso organismo e uma boa hidratação de dentro para fora.

O ideal é comer frutas, verduras e legumes frescos em substituição aos alimentos ricos em lipídios e carboidratos. Recomendamos também maior ingestão de alimentos ricos em ômega 3 e 6, e vitaminas C e E. Esses nutrientes são especialmente importantes para a produção de uma lágrima de boa qualidade pelo nosso sistema lacrimal e para manter a integridade das células da nossa retina, prevenindo as chances de degeneração macular. Além disso, melhora a circulação sanguínea, aumentando a quantidade de oxigênio e nutrientes enviados para as células do olho, o que contribui para a saúde de todo sistema visual.

Colírios, afinal, são itens indispensáveis?

Quando ficamos expostos a ambientes muito secos, vento, fumaça, ambientes com ar condicionado ou com umidade do ar baixa, sintomas oculares podem começar a se manifestar. Geralmente podemos ter sensação de corpo estranho, ardência, vermelhidão, coceira, lacrimejamento abundante, embaçamento visual, dentre outros. Nessas situações pode ser necessário a utilização de colírios para alívio do desconforto dependendo de cada caso, ou, até mesmo, o uso de colírios de lágrimas artificiais para limpar e hidratar a mucosa, restabelecendo os nutrientes necessários para a saúde ocular.

No entanto, não é recomendado o uso de colírios sem antes passar por uma avaliação especializada, pois existem diversos medicamentos com propriedades diferentes, portanto, com indicações específicas. Na dúvida, consulte o seu oftalmologista para que ele, após te examinar, possa prescrever o melhor e mais indicado tratamento para o seu caso!

Quais os sinais e sintomas de que a ida ao oftalmologista pode ser importante?

Cuidar dos olhos e da visão é fundamental e precisa fazer parte da rotina de quem se preocupa com a saúde como um todo. Avaliações periódicas, cuidados com a alimentação, uso de óculos escuros com proteção UVA e UVB são medidas que ajudam a prevenir problemas oculares.

Algumas vezes podem aparecer sinais de que algo não está bem com a nossa visão e com os nossos olhos. Sintomas como dores de cabeça, redução da visão, olhos vermelhos, secreção, sensibilidade excessiva a luz, dor ocular e lacrimejamento abundante são sinais de alerta e que merecem atenção. Quando coisas do tipo acontecem, deve-se procurar por ajuda profissional imediatamente.

É importante lembrar, porém, que existem doenças silenciosas que podem levar a perda de visão irreversível se não tratadas precocemente. Então, não espere apresentar algum sintoma para fazer um check-up visual! Para garantir a saúde dos seus olhos e da sua visão, consulte o seu oftalmologista regularmente. Detectar os problemas precocemente e iniciar o tratamento indicado pode evitar sérias complicações, inclusive a cegueira.

Lembre-se: a visão é um dos sentidos mais importantes que temos, portanto, merece atenção especial!

Contribuição para o artigo

Dra. Dayane Caroline Sperandio Sales (CRM-PR: 30.673 / RQE: 22.072)

Especialidade: Oftalmologista

Instagram: dayanesales_oftalmo

Clínica: Oftalmoclínica Cascavel - Rua Antonina, 2523.  Tel.: (45) 3099-2633/ (45) 99131-1112

Acesso Saúde Cascavel - Av. Tancredo Neves, 870. Tel: (45) 3039-3969.

11/01/2022 - Viviana Durante