uploaded pictureMais um natal bate em nossa porta! E, como todo ano, comemoramos o milagre do nascimento de Cristo! Época de recomeço, de alegria, esperança e ao mesmo tempo, de muitas festas e comemorações.

Pensando nesta época maravilhosa do ano, que reúne família e amigos principalmente na ceia de Natal, pode surgir uma preocupação: como manter o peso com tantas confraternizações, com tantas receitas tradicionais e deliciosas nos esperando?

Neste momento surge aquela dúvida: tenho que mudar toda minha ceia e procurar por “receitas diet” e abrir mão da receita “da família”, do “assado da vovó”, que nos traz tanta memória afetiva e que faz parte das nossas vidas? Ou esqueço completamente a comida saudável e caio no exagero?

A resposta é:

Nem uma coisa, nem outra. o segredo está no equilíbrio!

Não vamos abrir mão das receitas que queremos saborear na ceia de Natal, mas também não vamos comer como se não houvesse amanhã! A solução está em saber saborear, selecionar o que mais lhe dá prazer, valorizar cada escolha e viver o momento, afinal, cá entre nós, ninguém vai engordar em uma única ceia de Natal! Não estamos falando sobre comer tudo, mas sim, de tudo, com sabedoria.

Com certeza você já deve ter ouvido a máxima: “O que te engorda não é o que se come do Natal ao Ano Novo, mas sim, do Ano Novo até Natal”. E essa, é a mais pura verdade.

Então, aproveite a sua ceia com os amigos e familiares. Comemore. Participe da festa de forma que não se arrependa, nem fique com “culpa na consciência". Para isso, compartilhamos aqui, algumas dicas que podem ajudar você nas refeições deste final de ano:

 

1. Faça todas as refeições durante o dia - quanto menos fome você tiver na hora na ceia, melhor, pois você comerá menos e não será compulsivo.

 

2. Procure comer alguma preparação proteica antes do horário da ceia, (opções como ovo, uma porção de carne, iogurte com alto teor de proteína ou até mesmo uma proteína em pó industrializada) ou alimentos e preparações ricas em fibras (como saladas, suco verde com folhas e frutas). Ao chegar com muita fome na ceia fica mais difícil resistir e “escolher” o que irá comer.

 

3. Siga o velho conselho: permita-se comer o que você gosta, sem exagerar.

 

4. Lembre-se que intercalar a bebida alcoólica com água - faz toda a diferença. Além de reduzir o consumo da bebida alcoólica, vai manter você hidratado e ajudar na desintoxicação.


E por último e mais importante: aproveite, festeje e agradeça o nascimento de Jesus, que é o verdadeiro sentido do Natal!

 

Participação neste artigo

Bety Berbel

Nutricionista Clínica - CRN 8-32

Contato: @Bety Berbel Nutricionista e Coach / 45 999822399

20/12/2022 - Viviana Durante