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É inevitável, se você acompanha as redes sociais ou os meios de comunicação mais tradicionais da sua cidade - como programas de TV, rádio, web ou até mesmo jornais impressos, deve ter percebido que, todos os dias, muitas vagas de emprego são anunciadas com o objetivo de preencher posições em diferentes segmentos e portes de empresas.

Sim, eu sei, parece até contraditório o que acabamos de comentar, afinal, vivemos um período de grande desemprego em nosso país, então, quando nos deparamos com a informação de que muitas vagas são ofertadas diariamente e não são preenchidas, acaba não fazendo muito sentido para nós. E quando falamos em alta de desemprego, nos referimos a nada mais, nada menos, que 15,2 milhões de pessoas buscando por uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Esses dados foram obtidos por meio de pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e, retrata, o maior número de trabalhadores em processo de recolocação, desde 2012.

E agora você deve estar se perguntando: se existem tantas vagas abertas esperando por um candidato, a que se deve tantos profissionais fora de seus postos de trabalho?

A resposta nem sempre é clara ou precisa quanto gostaríamos, afinal, os motivos que justifiquem esse cenário descompassado, podem ser inúmeros e com diferentes significados e interpretações.

É necessária uma análise macro e criteriosa, envolvendo diferentes localidades, culturas, número de habitantes, nível de escolaridade verso exigência para cada cargo e por aí vai... Como comentamos, a lista de possíveis alternativas, é gigantesca (fazendo os empresários que sofrem com a falta de mão de obra em suas empresas, terem fortes dores de cabeça).

Mas, se tem algo que podemos adiantar, é que uma das causas que pode estar dificultando diretamente as contratação da sua empresa (caso você esteja na posição de empregador), é mais nítido e próximo do que você imagina, e ele está em seu processo de recrutamento e seleção!

Por que investir em um processo de recrutamento e seleção

Atualmente um dos grandes diferenciais competitivos para as empresas é possuir os melhores talentos para cada vaga. Encontrar o talento certo é fundamental para construir uma empresa de destaque no mercado.  Quando a organização investe em um Recrutamento e Seleção estratégico, aumenta suas chances de atrair e reter os melhores profissionais. O recrutamento e seleção eficiente, identifica os candidatos mais alinhados com a cultura organizacional e com o perfil da vaga, e traz mais assertividade no momento da escolha. Isso tem um impacto direto na diminuição da rotatividade e nos custos da organização.

Tipos de recrutamento e seleção

Os tipos mais comuns são:

Recrutamento externo:  a empresa busca profissionais do mercado para ocupar suas vagas;

Recrutamento interno: o processo seletivo é realizado entre os funcionários da empresa;

Recrutamento misto: a seleção é feita entre profissionais do mercado e funcionários da empresa.

Todos são eficazes quando conduzidos de maneira adequada, ou seja, deve ser bem planejado e revisto para que esteja de acordo com o contexto e momento vivido pela empresa. Eu preciso saber o que estou buscando para o meu negócio, para definir as estratégias e o tipo de recrutamento mais assertivo para cada vaga. Para que o processo seletivo seja bem-sucedido, os recrutadores devem levar em consideração as competências técnicas e comportamentais dos candidatos, além da aderência destes com a vaga e principalmente com a cultura organizacional.

Recrutamento e seleção e sua ligação com a saúde financeira do negócio

 A falta de assertividade nas contratações impacta diretamente em questões financeiras, com altos custos de rotatividade. A demora na contratação, a alta rotatividade são fatores que acarretam perdas significativas de produtividade e insatisfações por parte de clientes. Um processo de recrutamento e seleção estratégico e eficiente pode garantir uma economia de tempo e dinheiro para a empresa.

 Recrutamento interno

No recrutamento interno a busca ocorre dentro da empresa, ou seja, a seleção é feita apenas com pessoas que já trabalham na organização. Podemos destacar com principais vantagens desse modelo a diminuição com custos do processo seletivo; a possibilidade de aumentar o engajamento e motivação dos funcionários, oferecendo a eles novos desafios dentro da empresa; os recrutadores já possuem um conhecimento prévio sobre o perfil dos candidatos.

Em contrapartida, se o processo não é bem estruturado e sem critérios claros, pode gerar desmotivação entre os funcionários e conflitos internos.

O recrutamento interno deve ser conduzido pelo RH,  com alinhamento entre as áreas para que seja possível realizar a transição para a nova função e o planejamento de contratação para o time que perderá um funcionário. Quando os critérios estão bem definidos a empresa pode optar por essa modalidade a qualquer momento. É muito comum uma preferência por esse tipo de recrutamento para posições de liderança, pelo fato de a empresa já conhecer seus talentos com potencial e para promover oportunidades de crescimento interno.

 Recrutamento misto

O recrutamento misto considera candidatos que já são funcionários da empresa e profissionais do mercado.

Pode ser utilizado quando se identifica uma escassez de profissionais no mercado, havendo a necessidade de buscar internamente, ou quando ocorre uma tentativa de recrutar internamente e diante de um insucesso, parte para a busca de profissionais de fora da empresa. Ainda há a possibilidade de conduzir o processo de forma simultânea, utilizando os mesmos critérios de avaliação entre os candidatos internos e externos.

Recrutamento remoto

Mesmo antes da pandemia o recrutamento online era uma alternativa viável em muitas situações. Ele traz uma redução significativa de custos, tanto para empresa quanto para candidatos. Em posições mais estratégicas, é muito comum receber um volume de candidatos de outras cidades e até mesmo estados e o recrutamento online facilita a participação desses profissionais no processo seletivo.

Trata – se de uma mudança muito positiva, mas também, uma transformação cultural. Em muitas empresas ainda se observa a necessidade do contato presencial, a questão do “olho no olho” como uma garantia de assertividade na seleção. Ocorre que hoje, existem muitas maneiras de se garantir essa assertividade e eficiência na contratação, mesmo sem o contato presencial.

Recrutamento e seleção: o que as diferencia?

São etapas distintas do processo seletivo. O recrutamento tem como principal objetivo, atrair candidatos suficientes para aumentar as chances de encontrar a pessoa mais adequada durante a seleção.

Após a triagem dos candidatos atraídos pelo recrutamento, vem a etapa da seleção. A seleção é a combinação de técnicas e ferramentas que possibilitam a identificação do candidato mais compatível com a vaga e a empresa. Nessa etapa os recrutadores podem utilizar avaliações de perfil e técnicas de entrevistas. 

5  passos  para melhorar o recrutamento e seleção na sua empresa

- Defina o perfil da vaga: é um instrumento básico para o planejamento de um processo seletivo;

- Estruture o anúncio da vaga e estabeleça os canais de divulgação e captação de candidatos: Ao anunciar uma vaga, o RH deve ter clareza de quem é o público correto para a posição aberta. Isso fará com que a comunicação com os candidatos seja mais adequada e a divulgação alcance as pessoas certas;

- Crie formulários de pré-inscrição: utilize perguntas essenciais para auxiliar seu processo seletivo. É um espaço que o candidato pode explanar sobre suas habilidades e diferenciais para ocupar a vaga. Também pode ser utilizado como uma prévia para avaliação de conhecimentos específicos para a função.

- Planeje as etapas da seleção: o recrutador deve definir quais métodos serão utilizados para avaliar os candidatos, como testes, dinâmicas, entrevistas, etc...;

- Defina um roteiro de entrevista: as entrevistas não-estruturadas induzem ao erro com mais facilidade. Ter clareza do que eu preciso identificar nos candidatos e estabelecer um roteiro para isso, diminui a subjetividade no momento da avaliação.

 Plataformas digitais

 São ferramentas importantes e que vem ganhando muito espaço, pois auxiliam na divulgação, aumentando a visibilidade da vaga e a captação de candidatos. É uma ótima alternativa para centralizar o recebimento de currículos e trazer agilidade na etapa de triagem dos candidatos.

Estratégia desde o início

O recrutamento começa antes mesmo da necessidade e abertura de vagas. Ele deve ter como ponto de partida a cultura organizacional, já que os melhores profissionais optam por culturas que se alinhem e combinem consigo. Para os candidatos que possuem um diferencial, as empresas que se destacam no mercado são mais atrativas. Por isso é importante que o candidato encontre informações sobre a empresa, sua cultura, seus valores e o ambiente de trabalho.  A partir disso, a empresa pode escolher dentre as diversas opções, os canais mais adequados para estabelecer essa comunicação com os candidatos. 

Dicas aos candidatos

O currículo é o primeiro contato do recrutador com o candidato, por isso, é um documento que requer um planejamento e cuidado em sua elaboração. É a chance do candidato em causar uma primeira “boa impressão” ao recrutador.

É fundamental que o currículo esteja alinhado com a vaga pretendida, e deve ser atualizado e revisado sempre que o candidato for encaminhá-lo para uma nova vaga.

-  Evite inovar na formatação do seu currículo, a não ser que seja de uma área de criação;

- Use papel branco, fontes tradicionais na cor preta e com tamanho legível;

- Para facilitar a leitura, use um espaçamento e alinhamento, e destaque com negrito, itálico ou sublinhado.

- Lembre-se de sempre salvar em arquivo PDF para não perder a formatação;

- Seja objetivo e direto, não ultrapasse 2 páginas.

- Escreva uma ou duas frases que resumam o tipo de oportunidade que você está procurando e evite colocar diversos cargos no objetivo profissional;

- Liste sua escolaridade e certificações acadêmicas;

- Identifique suas experiências profissionais da mais recente a mais antiga, mencionando o nome da empresa, período de atuação e cargo ocupado e atividades realizadas. Vale destacar quais foram suas conquistas e resultados em cada função.

- Caso queira incluir uma foto, opte por um padrão 3x4;

- Faça a revisão para identificar erros de digitação, gramatica, etc...

 Linkedin – plataforma que veio para ficar!

É uma plataforma que facilita o encontro dos profissionais com as oportunidades de trabalho. Permite aos recrutadores acessar, com mais facilidade, potenciais candidatos para suas vagas, além da possibilidade de ampliar seu network e estabelecer parcerias profissionais.

Os candidatos que mantêm um perfil atualizado e com informações completas sobre suas experiências, formações, interesses e habilidades, possuem mais chances de serem notados por headhunters que utilizam a rede para busca de profissionais, bem como, têm acesso a diversas oportunidades de vagas.

 

 

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  Participação e contribuição para o artigo

  Mayara Schenkel de Castro

  Especialidade: Desenvolvimento Humano e Organizacional

  Empresa: Interhativa Recursos Humanos.

 

02/06/2021 - Viviana Durante