É
inevitável, se você acompanha as redes sociais ou os meios de comunicação mais
tradicionais da sua cidade - como programas de TV, rádio, web ou até mesmo jornais
impressos, deve ter percebido que, todos os dias, muitas vagas de emprego são
anunciadas com o objetivo de preencher posições em diferentes segmentos e
portes de empresas.
Sim,
eu sei, parece até contraditório o que acabamos de comentar, afinal, vivemos um
período de grande desemprego em nosso país, então, quando nos deparamos com a
informação de que muitas vagas são ofertadas diariamente e não são preenchidas,
acaba não fazendo muito sentido para nós. E quando falamos em alta de
desemprego, nos referimos a nada mais, nada menos, que 15,2 milhões de pessoas buscando
por uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Esses dados foram obtidos por meio de pesquisa realizada
pelo IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística) e, retrata, o maior número de trabalhadores em processo
de recolocação, desde 2012.
E agora
você deve estar se perguntando: se existem tantas vagas abertas esperando por
um candidato, a que se deve tantos profissionais fora de seus postos de
trabalho?
A
resposta nem sempre é clara ou precisa quanto gostaríamos, afinal, os motivos que
justifiquem esse cenário descompassado, podem ser inúmeros e com diferentes
significados e interpretações.
É necessária
uma análise macro e criteriosa, envolvendo diferentes localidades, culturas, número
de habitantes, nível de escolaridade verso exigência para cada cargo e por aí vai...
Como comentamos, a lista de possíveis alternativas, é gigantesca (fazendo os
empresários que sofrem com a falta de mão de obra em suas empresas, terem
fortes dores de cabeça).
Mas, se
tem algo que podemos adiantar, é que uma das causas que pode estar dificultando
diretamente as contratação da sua empresa (caso você esteja na posição de
empregador), é mais nítido e próximo do que você imagina, e ele está em seu
processo de recrutamento e seleção!
Por que
investir em um processo de recrutamento e seleção
Atualmente
um dos grandes diferenciais competitivos para as empresas é possuir os melhores
talentos para cada vaga. Encontrar o talento certo é fundamental para construir
uma empresa de destaque no mercado. Quando a organização investe em um
Recrutamento e Seleção estratégico, aumenta suas chances de atrair e reter os
melhores profissionais. O recrutamento e seleção eficiente, identifica os candidatos
mais alinhados com a cultura organizacional e com o perfil da vaga, e traz mais
assertividade no momento da escolha. Isso tem um impacto direto na diminuição
da rotatividade e nos custos da organização.
Tipos
de recrutamento e seleção
Os
tipos mais comuns são:
Recrutamento
externo: a empresa busca
profissionais do mercado para ocupar suas vagas;
Recrutamento
interno: o processo seletivo é realizado entre os funcionários da
empresa;
Recrutamento
misto: a seleção é feita entre profissionais do mercado e
funcionários da empresa.
Todos são eficazes quando conduzidos de maneira adequada, ou seja, deve ser bem planejado e revisto para que esteja de acordo com o contexto e momento vivido pela empresa. Eu preciso saber o que estou buscando para o meu negócio, para definir as estratégias e o tipo de recrutamento mais assertivo para cada vaga. Para que o processo seletivo seja bem-sucedido, os recrutadores devem levar em consideração as competências técnicas e comportamentais dos candidatos, além da aderência destes com a vaga e principalmente com a cultura organizacional.
Recrutamento
e seleção e sua ligação com a saúde financeira do negócio
A falta de assertividade nas contratações
impacta diretamente em questões financeiras, com altos custos de rotatividade.
A demora na contratação, a alta rotatividade são fatores que acarretam perdas significativas
de produtividade e insatisfações por parte de clientes. Um processo de
recrutamento e seleção estratégico e eficiente pode garantir uma economia de
tempo e dinheiro para a empresa.
Recrutamento interno
No
recrutamento interno a busca ocorre dentro da empresa, ou seja, a seleção é
feita apenas com pessoas que já trabalham na organização. Podemos destacar com
principais vantagens desse modelo a diminuição com custos do processo seletivo;
a possibilidade de aumentar o engajamento e motivação dos funcionários,
oferecendo a eles novos desafios dentro da empresa; os recrutadores já possuem
um conhecimento prévio sobre o perfil dos candidatos.
Em
contrapartida, se o processo não é bem estruturado e sem critérios claros, pode
gerar desmotivação entre os funcionários e conflitos internos.
O
recrutamento interno deve ser conduzido pelo RH, com alinhamento entre as áreas para que seja
possível realizar a transição para a nova função e o planejamento de
contratação para o time que perderá um funcionário. Quando os critérios estão
bem definidos a empresa pode optar por essa modalidade a qualquer momento. É
muito comum uma preferência por esse tipo de recrutamento para posições de
liderança, pelo fato de a empresa já conhecer seus talentos com potencial e
para promover oportunidades de crescimento interno.
Recrutamento misto
O recrutamento
misto considera candidatos que já são funcionários da empresa e profissionais
do mercado.
Pode ser utilizado quando se identifica uma escassez de profissionais no mercado, havendo a necessidade de buscar internamente, ou quando ocorre uma tentativa de recrutar internamente e diante de um insucesso, parte para a busca de profissionais de fora da empresa. Ainda há a possibilidade de conduzir o processo de forma simultânea, utilizando os mesmos critérios de avaliação entre os candidatos internos e externos.
Recrutamento
remoto
Mesmo
antes da pandemia o recrutamento online era uma alternativa viável em muitas
situações. Ele traz uma redução significativa de custos, tanto para empresa
quanto para candidatos. Em posições mais estratégicas, é muito comum receber um
volume de candidatos de outras cidades e até mesmo estados e o recrutamento
online facilita a participação desses profissionais no processo seletivo.
Trata –
se de uma mudança muito positiva, mas também, uma transformação cultural. Em
muitas empresas ainda se observa a necessidade do contato presencial, a questão
do “olho no olho” como uma garantia de assertividade na seleção. Ocorre que
hoje, existem muitas maneiras de se garantir essa assertividade e eficiência na
contratação, mesmo sem o contato presencial.
Recrutamento
e seleção: o que as diferencia?
São
etapas distintas do processo seletivo. O recrutamento tem como principal
objetivo, atrair candidatos suficientes para aumentar as chances de encontrar a
pessoa mais adequada durante a seleção.
Após a triagem dos candidatos atraídos pelo recrutamento, vem a etapa da seleção. A seleção é a combinação de técnicas e ferramentas que possibilitam a identificação do candidato mais compatível com a vaga e a empresa. Nessa etapa os recrutadores podem utilizar avaliações de perfil e técnicas de entrevistas.
5 passos
para melhorar o recrutamento e seleção na sua empresa
- Defina
o perfil da vaga: é um instrumento básico para o planejamento de
um processo seletivo;
- Estruture
o anúncio da vaga e estabeleça os canais de divulgação e captação de
candidatos: Ao anunciar uma vaga, o RH deve ter clareza de
quem é o público correto para a posição aberta. Isso fará com que a comunicação
com os candidatos seja mais adequada e a divulgação alcance as pessoas certas;
- Crie
formulários de pré-inscrição: utilize perguntas essenciais
para auxiliar seu processo seletivo. É um espaço que o candidato pode explanar
sobre suas habilidades e diferenciais para ocupar a vaga. Também pode ser
utilizado como uma prévia para avaliação de conhecimentos específicos para a
função.
- Planeje
as etapas da seleção: o recrutador deve definir quais métodos serão
utilizados para avaliar os candidatos, como testes, dinâmicas, entrevistas,
etc...;
- Defina
um roteiro de entrevista: as entrevistas não-estruturadas induzem
ao erro com mais facilidade. Ter clareza do que eu preciso identificar nos
candidatos e estabelecer um roteiro para isso, diminui a subjetividade no
momento da avaliação.
São ferramentas importantes e que vem ganhando
muito espaço, pois auxiliam na divulgação, aumentando a visibilidade da vaga e
a captação de candidatos. É uma ótima alternativa para centralizar o
recebimento de currículos e trazer agilidade na etapa de triagem dos
candidatos.
Estratégia
desde o início
O recrutamento começa antes mesmo da necessidade e abertura de vagas. Ele deve ter como ponto de partida a cultura organizacional, já que os melhores profissionais optam por culturas que se alinhem e combinem consigo. Para os candidatos que possuem um diferencial, as empresas que se destacam no mercado são mais atrativas. Por isso é importante que o candidato encontre informações sobre a empresa, sua cultura, seus valores e o ambiente de trabalho. A partir disso, a empresa pode escolher dentre as diversas opções, os canais mais adequados para estabelecer essa comunicação com os candidatos.
O
currículo é o primeiro contato do recrutador com o candidato, por isso, é um
documento que requer um planejamento e cuidado em sua elaboração. É a chance do
candidato em causar uma primeira “boa impressão” ao recrutador.
É
fundamental que o currículo esteja alinhado com a vaga pretendida, e deve ser
atualizado e revisado sempre que o candidato for encaminhá-lo para uma nova
vaga.
- Evite inovar na formatação do seu currículo, a
não ser que seja de uma área de criação;
- Use
papel branco, fontes tradicionais na cor preta e com tamanho legível;
- Para
facilitar a leitura, use um espaçamento e alinhamento, e destaque com negrito,
itálico ou sublinhado.
- Lembre-se
de sempre salvar em arquivo PDF para não perder a formatação;
- Seja
objetivo e direto, não ultrapasse 2 páginas.
- Escreva
uma ou duas frases que resumam o tipo de oportunidade que você está procurando
e evite colocar diversos cargos no objetivo profissional;
- Liste
sua escolaridade e certificações acadêmicas;
- Identifique
suas experiências profissionais da mais recente a mais antiga, mencionando o
nome da empresa, período de atuação e cargo ocupado e atividades realizadas.
Vale destacar quais foram suas conquistas e resultados em cada função.
- Caso
queira incluir uma foto, opte por um padrão 3x4;
- Faça
a revisão para identificar erros de digitação, gramatica, etc...
Linkedin – plataforma que veio para ficar!
É uma
plataforma que facilita o encontro dos profissionais com as oportunidades de
trabalho. Permite aos recrutadores acessar, com mais facilidade, potenciais
candidatos para suas vagas, além da possibilidade de ampliar seu network e
estabelecer parcerias profissionais.
Os
candidatos que mantêm um perfil atualizado e com informações completas sobre
suas experiências, formações, interesses e habilidades, possuem mais chances de
serem notados por headhunters que utilizam a rede para busca de profissionais,
bem como, têm acesso a diversas oportunidades de vagas.
Participação e contribuição para o artigo
Mayara
Schenkel de Castro
Especialidade: Desenvolvimento Humano e Organizacional
Empresa: Interhativa Recursos
Humanos.
02/06/2021 - Viviana Durante