uploaded picture


Só nas últimas duas décadas, você já parou para pensar o quanto o mundo mudou? Como as pessoas evoluíram, os processos foram modernizados e a tecnologia aprimorada? Foi entre a passagem dessas duas décadas, que vimos grandes eventos acontecerem. Uma delas, se não a mais significativa e que transformou o mundo, foi no dia 11 de setembro de 2001, com a fatídica queda das torres gêmeas, em Nova York. Desde então, essa data passou a ter outro significado. Nesse período vivemos também, inúmeras greves que revolucionaram os cenários político e social. Aqui no Brasil, por exemplo, não tem como analisarmos os últimos anos sem nos lembrarmos do mensalão e do Impeachment da Ex - Presidente da República, Dilma Rousseff. Descobertas na ciência também foram observados, além da legalização do casamento homoafetivo e o reconhecimento da Internet como recurso fundamental para a humanidade. Como você pode perceber, caro leitor, em poucos instantes de conversa e de reflexão, percebemos e relembramos, várias transformações no mundo.

E, por mais que, apenas fatos revolucionários e marcantes tenham sido pautados a pouco, outros aspectos merecem destaque, afinal, fazem parte da evolução da sociedade a qual estamos inseridos. Quer um exemplo real e prático disso? Basta olharmos para o mercado de trabalho: se você nasceu na década de 70 ou 80, deve se recorda bem como eram realizadas as divulgações de vagas ou, até mesmo, as buscas por empregos. Ou ocorriam via anúncios de jornais impressos e rádios (principais meios de comunicação da época), ou batendo de “porta em porta” preenchendo as antigas e trabalhosas fichas de emprego. Os nascidos a partir dos anos 90, certamente, nunca se utilizaram de tais recursos, felizmente rsrsrs!

O mercado de trabalho e o perfil do profissional da atualidade é outro. Até mesmo o famoso Currículo Vitae que muita gente usou, até pouco tempo, está caindo em desuso. Hoje, não só o empreendedor, como também o candidato, tem em mãos inúmeras alternativas para alcançar o tão sonhado emprego, ou  preenchimento da vaga em aberta, sem precisar sair de casa. Aliás, emprego não, hoje costumamos chamar de OPORTUNIDADE. Viu só, quanta coisa mudou? E o Linkedin está aí, para mostrar isso. Afinal, hoje é possível, em tempo real, por meio de plataformas digitais e redes sociais, ter acesso a inúmeros profissionais, vagas e empresas de diferentes cidades, estados e até mesmo países. As entrevistas, em sua maioria, ocorrem de forma remota, de qualquer lugar do mundo. Ah, lembrei de um fato bem típico e que certamente várias pessoas vão se identificar.... Sabe aquela história de enviar o currículo por e-mail e ficar “eternamente” à espera do retorno por parte da empresa? Então, hoje, com o auxílio de recursos de recrutamento e seleção cada vez mais avançados, esse processo é automatizado, facilitando e muito a comunicação entre empresa (que está ofertando a vaga) e o candidato (que está em busca de recolocação).

Outra coisa que mudou, foi o perfil dos profissionais da atualidade. Hoje, diferentemente de 20 ou 30 anos atrás, onde as pessoas permaneciam durante muitos anos no mesmo emprego, em 2021, o imediatismo toma conta das relações de trabalho, onde retenção de talentos (olha aí outra palavra nova), vem se tornado um desafio cada vez mais presente na realidade de muitas empresas.

A que se deve essa mudança?

Ao contrário do passado (que nem faz tanto tempo assim), em que fazer carreira em uma única empresa de carteira assinada era a ambição de muitos, as novas tendências acabaram modificando também a pretensão dos trabalhadores. As novas gerações buscam e exigem mais das empresas. Reconhecimento, clima organizacional harmonioso e espaço para aprender e se desenvolver, é o que faz com que a maioria dos jovens permaneçam ou não, em determinadas empresas.

E agora, depois de toda essa conversa, a pergunta que fica : Como conseguir atrair e reter os talentos em minha empresa, com toda essa revolução no mercado de trabalho? A resposta pode ser mais simples do que você imagina...

Invista na satisfação do capital humano! Como fazer isso? De diversas formas, e uma delas pode ser criando políticas de benefícios e convênios para os colaboradores.

O que são os benefícios e convênios corporativos?

Benefícios são incrementos oferecidos pela empresa ao colaborador. É um atrativo enorme, algo tão importante quanto o próprio salário! Os benefícios podem e, por vezes, devem ser descontados em folha, porém de forma simbólica, apenas por razões relacionadas às leis trabalhistas. Convênios são benefícios também, porém de forma indireta. Vamos lá, se você participa de um convênio, você tem diversas possibilidades de descontos e facilidades com as empresas conveniadas, o que também é um atrativo para o colaborador.

Quais são as vantagens para a minha empresa?

As empresas que buscam convênios e benefícios estão pensando no bem estar do colaborador, tanto dentro, como fora da empresa. Se o colaborador tem acesso fácil aos convênios, à saúde, à alimentação, à educação e até a atividade física ou cultural, isso certamente refletirá em seu desempenho dentro de suas atividades laborais. Já parou para pensar o quanto é desgastante quando o colaborador não tem acesso à saúde de um filho e depende de uma fila, de um atendimento por agenda demorado ou simplesmente não tem condições de fazer uma compra adequada de refeição? Isso certamente preocupa e tira a atenção e concentração do colaborador em suas atividades dentro da empresa. Outra vantagem assegurada também, ao empregador, é com relação a redução da carga tributária devida ao governo, ao optar conceder ao funcionário, benefícios como plano de saúde, vale-alimentação, vale refeição e auxílio-educação, por exemplo.

Importância na hora da contratação

No processo de recrutamento e seleção os benefícios e convênios são o fechamento com chave de ouro para a validação da contratação. Dificilmente algum candidato não faça a famosa pergunta: “Tem algum benefício”? E na hora da negociação os benefícios fazem toda a diferença de escolha entre a sua e a outra empresa. Por isso, SIM, benefícios são um atrativo fundamental e que difere o seu negócio, dos demais.

Convênios voltados à saúde do colaborador, é importante contrata-los?

O convênio de saúde empresarial não só contempla o colaborador, mas em geral, a família dele também. Internações, atendimento preferencial, sem filas, com opões diversas de médicos e especialidades são algumas das vantagens. Outro agravante é que, quando o colaborador não possui um convênio de saúde, ele acaba por não procurar um médico periodicamente, somente em situações emergenciais, ou seja, não previne o que poderia ser uma situação simples, remediando o que se tornou grave, o que por vezes, pode ser irreversível.

O que considerar na hora de oferecer os convênios e benefícios em minha empresa?

Ouvir os colaboradores é importante. Antes de fechar qualquer convênio é fundamental pesquisar os diversos convênios da região, fazer uma tabela comparativa e entender bem os custos a curto, médio e longo prazo, tanto para a empresa como para os colaboradores.

Benefícios obrigatórios: quais são?

São aqueles que constam em lei (CLT) ou em convenção coletiva de trabalho (CCT), esta última, acordada entre sindicados de classes e empresa. Os benefícios obrigatórios, se não oferecidos, incorrem em multas para as empresas, caso seja fiscalizada por algum órgão oficial.

Comunique o seu colaborador

Não basta disponibiliza-los na empresa, é fundamental que o colaborador saiba que esse benefício está a sua disposição sempre que precisar. Por isso, é fundamental que essa comunicação seja feita em diferentes momentos, como: durante o processo de recrutamento e seleção; na integração; em murais; no manual de procedimentos. Convênios novos, podem ser divulgados amplamente em reuniões, tirando todas as dúvidas que podem vir a surgir. A comunicação pode ocorrer por escrito para cada colaborador, via e-mail, intranet ou outros meios de comunicação interna.




uploaded picture


   Participação e contribuição para o artigo

   Fabiana Weis Poletti

   Gestão de Pessoas – Consultora em gestão de pessoas.

04/05/2021 - Viviana Durante