uploaded pictureMesmo que a sua missão seja defender os interesses da livre iniciativa e lutar pelo fortalecimento do seu quadro associado, a Acic jamais se furtou em se colocar ao lado da comunidade nas mais diversas ações e projetos. Essa junção de aspirações e demandas faz da Associação Comercial e Industrial de Cascavel uma das entidades empresariais do Paraná mais conectadas com a mudança e a inovação.

Uma das primeiras bandeiras da Acic foi defender a atração de escritórios e representações de órgãos governamentais a Cascavel. O objetivo era assegurar mais autonomia e preparar o município para os saltos de desenvolvimento que viriam. Em 1976, ela foi o berço de uma entidade inédita e que faria do Paraná uma referência nacional em associativismo empresarial. Na Acic nasceu a Caciopar, coordenadoria formada pelas associações comerciais da região e criada para amplificar a voz dos empresários do Oeste em Curitiba e Brasília.

A Caciopar deu tão certo que inspirou a criação de outras 11 coordenadorias similares no Estado. Elas garantem sustentação à Faciap, uma das maiores, mais atuantes e mais respeitadas federações empresariais do Brasil. Naturalmente, a Acic se transformou em um fórum de debates e de soluções a reivindicações coletivas. Foi assim com bandeiras estruturais como a pavimentação de rodovias, obras da Ponte de Guaíra, construção da Ferroeste, duplicações, contornos e tantas outras.

A Acic foi a precursora do Empreender no Paraná, há 23 anos. Em Cascavel nasceu o primeiro núcleo, o Moveleiro, que está na ativa ainda hoje. A função do Empreender é, por meio do diálogo e do respeito, tornar empresários de um mesmo ramo em parceiros. Assim, debatem, compartilham experiências e trabalham pelo crescimento conjunto do setor e, consequentemente, de suas empresas. Atualmente, são 38 núcleos e câmaras técnicas em atividade.

Há 20 anos surgiu no Núcleo Setorial de Informática e Telecomunicações o embrião de uma cooperativa de crédito que cresceria e viraria referência em seu sistema. Os primeiros passos do Sicoob Credicapital foram no núcleo, hoje conhecido por Iguassu Valley. A Acic também se envolveu na atração de inúmeros cursos superiores à cidade, desde a antiga Fecivel e mais recentemente com os de Odontologia e Medicina na Unioeste. No ano de 2005, devido à sua engenhosa forma de gestão e planejamento, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel foi eleita a melhor entidade empresarial do Brasil pela CACB, confederação que integra mais de duas mil Aces em todos os estados.

A entidade sempre se posicionou pelo respeito às leis e à Constituição, em favor da ética e do respeito à moral e dos bons costumes. Por isso, a Acic apoia ações de combate à corrupção, enxugamento e mais eficiência da máquina pública e fortalecimento de medidas de liberdade econômica. Sempre ao lado do seu quadro de filiados, a associação comercial historicamente conta com produtos e serviços que possam contribuir para melhorar o resultado das empresas. Atualmente, ela conta com portfólio diversificado de soluções que ajudam a modernizar e a inserir empresas, dos mais variados segmentos e portes, a um novo tempo nas relações entre empresas e consumidores.

Dentro dessa lógica, a entidade foi uma das primeiras no Brasil a criar uma estrutura com a função de aproximar e de conectar empresários a uma nova realidade na forma de empreender e fazer negócios. A Acic Labs, aceleradora e hub de inovação da associação comercial, surge com a finalidade de promover inúmeros projetos e iniciativas para integrar as empresas a um novo e determinante momento do mundo dos negócios.

Ao mesmo tempo em que segue com a defesa de bandeiras estratégicas, a entidade busca novamente se reinventar e estar na vanguarda. De olho nisso, ela cumpre diversas fases para aderir às normas e métodos da governança corporativa e do compliance. São duas ferramentas que, assim que estiverem em pleno funcionamento, manterão a Acic na dianteira tanto em gestão como em soluções às milhares de empresas que representa.

26/04/2021 - Assessoria