uploaded pictureComo protagonista da história do associativismo empresarial em Cascavel, a Acic ajudou a escrever capítulos da trajetória de uma das mais bem-sucedidas cidades do Sul do Brasil. Sem jamais se desviar do seu grande propósito, de defender os interesses da livre iniciativa, ela participou dos mais determinantes momentos da região e do País. Em pouco tempo, ela se transformou em fórum de debate e de busca de soluções às mais diversas demandas locais.

Ao mesmo tempo em que cobra justiça fiscal, simplificações e combate à corrupção, a associação comercial pede por obras físicas estratégicas, como rodovias, duplicações, aeroporto, contornos, investimentos e políticas industriais e melhorias na produtividade, entre outras. A Acic esteve ao lado de empresários em crises difíceis, como do petróleo, de recessões, e também pelos planos econômicos que tentaram consertar o país. Passou também pelo período militar e pelo entender da força e do peso da democracia no processo de construção de Brasil para todos.

Algumas coisas acontecem de forma tão lenta no País que várias das bandeiras de 40, 50 anos atrás são idênticas às atuais. Sem perder a determinação e muito menos o entusiasmo, a Acic virou uma espécie de farol a todos que empreendem ou que escolhem Cascavel para montar suas empresas e sonham em realizar grandes feitos. A associação sempre foi uma entidade de vanguarda, e exercitou isso ao longo das décadas como maneira de mostrar aos seus associados que o novo é necessário e inevitável.

 A Acic na visão dos ex-presidentes:

“A Acic é uma entidade que vai muito além da defesa dos seus associados, e essa é uma marca forte desde que a entidade foi constituída em abril de 1960. Ela tem sido a grande reivindicadora e apoiadora nas conquistas para Cascavel e para a região Oeste do Paraná. Se Cascavel cresceu em ritmo tão acelerado nesses anos todos, em grande parte isso se deve à colaboração da associação comercial. E nossa cidade, continuando nesse ritmo, em dez anos dobrará de tamanho. Cascavel é o centro de uma região privilegiada do agronegócio e tem um potencial incrível. Ademais, nosso município tem empresários arrojados e empreendedores, que fazem sucesso em Cascavel, no Paraná e no Brasil. Parabéns Acic e parabéns Cascavel”.

Selvino Bigolin

Gestão de 1977 a 1978 

--

“Os 60 anos de existência da Acic são motivo de grande orgulho a todos que, de uma forma ou outra, estiveram integrados a ela nessas décadas de atividade. A associação comercial veio, sem sombra de dúvidas, para elevar e tornar ainda mais significativos os altos índices de conquistas da cidade de Cascavel. Atenta ao presente e ao futuro, a entidade atua com elevada performance  e, com essa postura, ajuda a melhorar o cotidiano das empresas a ela associadas. Nossos empresários, que a lideraram nesse período de progresso, deram inestimável colaboração ao crescimento do município e da região, considerados dos mais pujantes do País. Fico feliz em, de alguma maneira, ter participado e contribuído com a construção dessa belíssima história de realizações”.

OLI SAROLLI

Gestão de 1979 a 1980 

--

“Eu tinha 29 anos quando assumi a presidência da Acic, o que me faz até hoje um dos mais jovens presidentes da entidade. A associação comercial sempre foi muito representativa e ativa, uma aliada de primeira hora do setor produtivo. Em um primeiro momento, ela atuou em defesa da classe empresarial e, sem esquecer desse princípio fundamental, passou a contribuir também com o desenvolvimento estrutural e social da comunidade. A Acic é uma defensora de grandes bandeiras e projetos, e sempre contou com serviços de qualidade ao seu quadro associado. É bom ressaltar também que ela é uma escola de líderes. Tenho muito orgulho de poder participar de uma entidade tão íntegra e representativa”.

EDUARDO SCIARRA

Gestão de 1982 a 1983 

--

“A Acic exerce interferência das mais positivas na trajetória de Cascavel, uma das mais pujantes cidades brasileiras. A entidade sempre esteve presente nas mais diversas reivindicações empresariais e também da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento. A Acic é uma entidade presente e participativa, que empunhou, entre outras, campanhas como a do Voto Útil, para melhorar a representatividade política local. Em uma época, saímos de zero para cinco deputados. Uma grande façanha, sem dúvida. Cascavel tem obrigação moral de reconhecer a importância da associação comercial, que é um marco inestimável a toda a região. Muitos anos de vida à nossa querida Acic”.

PAULO ZORDAN

Gestão de 1984 A 1985

--

“Quando cheguei a Cascavel, em meados da década de 1960, a Acic era muito jovem e contava com pouco mais de 50 associados. Ativo na sociedade, acompanhei e participei das lutas e do crescimento dessa que é hoje uma das principais entidades empresariais do Brasil, com quase quatro mil associados, cuja história se confunde com a própria história de Cascavel, e também com a minha. Tive a honra de presidir a Acic de 1985 a 1986. Meu filho, André, foi vice-presidente na gestão de Marcos Teixeira. Em 2035, quando a cápsula do tempo lacrada no cinquentenário for aberta, haverá uma carta minha. A Acic é mais que uma entidade de classe. É uma parte marcante e indissociável da nossa cidade, da nossa trajetória. Vida longa à Acic”.

Edgar Bueno

Gestão de 1985 a 1986 

--

“A Acic é uma entidade de muita grandeza e prestígio. O respeito que se tem por ela é um indicativo da solidez de sua trajetória. Agora, na condição de suplente do senador Oriovisto Guimarães, eu percebo essa grandeza da associação comercial ainda mais claramente. Ela atua nos mais diversos assuntos, empunhando bandeiras caras a toda a nossa comunidade. A Acic está de parabéns e espero que ela continue assim, nessa linha de seriedade, trabalho e transparência. A entidade tem de ser forte, pujante e ser grande como Cascavel. Não há nada que pare o progresso quando as forças de uma comunidade se unem e trabalham juntas, fazendo com que as coisas aconteçam. A associação comercial nos orgulha e deixa, nesses 60 anos, enormes legados à história local”.

Plínio Destro

Gestão de 1991 a 1992

--

“É inegável, a Acic ao longo de seus 60 anos protagonizou a sucessão de ciclos econômicos que se sucederam celeremente da extração da madeira à consolidação de um polo de ensino superior, agronegócio, comercial, industrial e saúde. É inconteste: Cascavel é hoje um dos maiores polos da região Sul - 23ª do Brasil e 3ªdo Parana para fazer negócios.  A bandeira da Acic sempre se fez presente na defesa do empresariado e da livre iniciativa. Utilizou os meios que dispunha e nem sempre obteve sucesso para fazer frente à crise moral que se abrigou nos três poderes da República após o Regime Militar.  Assistimos inertes, o aumento da carga tributária de 20% para 37% do PIB, e o Brasil virar um cipoal de tributos que sufoca o empreendedor”.

JOSÉ FILIPPON

Gestão de 1993 A 1994

 “A Acic é uma grande entidade. Uma escola fabulosa para líderes empresariais que se transformou em modelo ao Paraná. Da Acic brotaram grandes projetos e ideias de sucesso, a exemplo da Caciopar, a porta-voz dos empresários da região. O saudoso Hylo Bresolin, que era presidente da Acic na época, entendeu a necessidade de, apoiado por outros líderes do Oeste, criar uma estrutura inédita que virou monumento do associativismo empresarial. Lembro de muitas lutas, dos cursos da área de saúde da nossa universidade, do apoio financeiro de empresários para construir estruturas físicas no campus, como o laboratório de informática, entre outros. Além de defender os empresários, a entidade é um símbolo altruísta”.

DERCIO GALAFASSI

Gestão de 1994 a 1996


“Entidade sempre capitaneada por grandes empreendedores, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel é um símbolo de vanguarda. Ela é reconhecida pela sua grande capacidade associativa e de inovação. Sempre empunha projetos nobres, relevantes e diferenciados, bandeiras que marcam época e permitem saltos de desenvolvimento. A Acic é modelo em empreendedorismo privado, tem por marca abrir caminhos e fazer acontecer. Ela é uma escola e quem passa por ela, o que é uma grande honra, tem a chance de melhorar em vários fundamentos. A associação é do tamanho exato para atender o arrojo e a pujança do empresariado de Cascavel”.

Alvaro Largura

Gestão de 1999 a 2001     

“É muito gratificante fazer parte dos 60 anos da Acic. Participo da entidade desde 1991 e tive a oportunidade de começar no Conselho da Mulher e então responder por vários cargos nas diretorias seguintes. Em 2003, fui eleita presidente. O trabalho foi desafiador e também de muito conhecimento, sempre pensando em contribuir com o desenvolvimento das pequenas e médias empresas. Destaco que o apoio da diretoria foi incansável e lembro dessa época com enorme carinho. Associativismo é participar, aprender e realizar. Só com luta e engajamento é possível alcançar conquistas. Cito a forte conexão entre Acic e o município de Cascavel, que fomentam um trabalho de união e realizações pelo presente e futuro”.

Susana Kasprzak

Gestão de 2003 A 2005

 “A associação comercial é uma universidade. Uma escola diferente, em que as matérias são aprendidas na prática. Quem tem a chance de passar por ela aprimora o seu olhar empresarial, social e também comunitário. Passa a ver as coisas com um prisma mais amplo, ainda mais centrado e equilibrado. Os assuntos empresariais e da comunidade ganham um sentido ainda mais determinante. São 60 anos de história e trabalho, ajudando Cascavel a se desenvolver nos mais diferentes aspectos. Tenho muito orgulho de participar da Acic, que é uma obra sempre em movimento. Convido empresários que ainda não a conhecem para que também participem e entendam o imprescindível sentido de a associação comercial existir”.

GUIDO BRESOLIN JR

Gestão de 2005 a 2007

 “A história da Acic confunde-se com a história de desenvolvimento do Oeste do Paraná. Representação maior do empresariado de Cascavel, a Acic  projetou-se como uma das mais respeitadas entidades de classe do Brasil. Pautando suas ações na defesa dos empresários, jamais se furtou em apoiar, defender e buscar a implantação de uma infraestrutura regional que proporcionasse desenvolvimento e comodidade ao povo do Oeste do Paraná. Grande prestadora de serviços, ela faz com que seus associados tenham na entidade o fomento e a capacitação para crescer. Estradas, aeroporto, ferrovia, universidades, Porto Seco, hospitais, e tantas outras obras sempre foram reivindicadas pela Acic. Tenho orgulho em participar dessa grande entidade”.

Valdinei Bobato

Gestão de 1996 a 1997


“É uma grande oportunidade fazer parte da Acic e uma honra indescritível poder presidi-la. Tive essa felicidade e posso afirmar que o aprendizado é intenso e duradouro. A associação comercial sempre esteve à frente do seu tempo e, mesmo sem esquecer das demandas e urgências do presente, mantém seu olhar firme no horizonte. A direção não poderia ser outra que a da inovação, das grandes ideias e da formação de novos líderes. Defensora da livre iniciativa e do cumprimento das leis e da Constituição, a Acic é uma referência em associativismo empresarial, movimento dinâmico, pulsante e transformador. Parabéns Acic e a todos que, nessas seis décadas, estiveram ao lado dela. Que venham os próximos 60 e que sejam igualmente surpreendentes”.

VALDINEI SILVA

Gestão de 2007 a 2009 

“A Acic é indiscutivelmente um sucesso, seja entre suas congêneres ou demais entidades da sociedade civil organizada. Sua credibilidade extrapola o seio de seus associados e a categoria que representa ao se constituir na principal porta-voz dos anseios da cidade e da região. Na minha avaliação, isso se deve à cultura construída pelo espírito voluntário Associativista e pela dedicação formada desde seus fundadores, passando por todos seus presidentes com suas diretorias e conselhos, e assimilada por uma equipe de colaboradores treinada e dedicada. Soma-se a isso o modelo de escolha de seus dirigentes e conselhos que possibilita a continuidade sem continuísmo. Parabéns Acic pelos seus 60 anos. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”.

MARCOS TEIXEIRA

Gestão de 2009 a 2011

 “A Associação Comercial e Industrial de Cascavel é uma parceira de primeira hora do desenvolvimento do município e da região. A soma de forças, que ela sempre incentivou, faz dela referência em associativismo. Contribuições de entidades como a Acic ajudaram a construir uma cidade dinâmica e uma região que cresce acima da média nacional. A entidade liderou inúmeras campanhas nesses anos todos e sempre de olho em um bem maior, que é o desenvolvimento e a construção de uma comunidade com fundamentos fortes. O respeito e a união estão historicamente inseridos no cotidiano da associação comercial, uma força viva que orgulha a todos que, de uma forma ou outra, estiveram e estão conectados a ela”.

LEOPOLDO FURLAN

Gestão de 2011 a 2013       

--

“A história de Cascavel e da região se mistura com a da Acic ao longo dessas seis décadas. Entidade forte, acolhedora, justa e que se desenvolve cada vez mais pautada na união. União entre associados, entidades e o Oeste. Um legado consistente e rico foi construído ao longo desses anos por várias mãos. Destaco sua preocupação em tornar o associado sempre mais competitivo, lutar por obras estruturantes e ter uma sintonia fina com o poder público. Que possamos continuar assistindo o seu sucesso, fruto da confiança de seu quadro associativo, empenho e dedicação de seus colaboradores e diretores. Vida longa à Acic”.

ALCI ROTTA JÚNIOR

Gestão de 2015 a 2017

--

“A marca dos 61 anos da Associação Comercial e Industrial de Cascavel é algo a ser celebrado por toda a sociedade local e também do Oeste do Paraná. A Acic foi, é e será o alicerce para o desenvolvimento econômico e social do município e da região! Nossa cidade é fruto da dedicação de empreendedores que sempre tiveram na entidade, desde que ela foi oficialmente constituída em 4 de abril de 1960, um grande fórum de debates e de soluções aos mais diversos assuntos e demandas. Por meio dessa estrutura tão singular, eles tiveram todo suporte necessário para que a missão de construir uma sociedade pujante, seja por meio das grandes bandeiras ou do apoio ao desenvolvimento empresarial, fosse alcançada. Parabéns Acic!!!”


A segunda casa da Acic, na avenida Toledo, que foi inaugurada em 1985 e atende a entidade até junho de 2016.

uploaded picture


19/04/2021 - Assessoria