uploaded picture

Ano novo é tempo de recomeçar, planejar e fazer diferente. É o período que colocamos em prática antigos projetos,  que tiramos do papel sonhos e metas! Costumamos fazer check ups para saber como anda a saúde do nosso corpo. Prometemos beber mais água. Levar uma vida menos sedentária. Nos propomos  ter mais qualidade de vida! 

São tantos os compromissos que estabelecemos para nós mesmos, todo início de ano, que fica difícil relacionarmos todos em um único texto. Mas, em meio a tantas metas e objetivos preestabelecidos para o ano que está começando, onde pautamos mesmo os cuidados com a nossa saúde mental? Tão importante quanto cuidar do bem estar físico, olhar para dentro de nós e observarmos como andam os nossos sentimentos- a forma com que nos relacionamos e que revisamos nossas emoções é fundamental para mantermos uma vida equilibrada e feliz. 

Embora pareça uma tarefa fácil, analisar nossos pensamentos e comportamentos diariamente é um grande desafio. E foi justamente para facilitar este processo, que em 2014, foi criado o movimento do Janeiro Branco.

No que consiste a campanha?

O Janeiro Branco é uma iniciativa que acontece desde o ano de 2014, com o intuito de convidar todas as pessoas a pensarem e repensarem sobre a importância do cuidado com a saúde mental do ser humano, defendendo a ideia de que todos tem o direito e acesso a este cuidado. Sob esta perspectiva, no mês de janeiro, são divulgadas  informações em massa, objetivando uma maior reflexão da sociedade sobre o tema.

Por que o mês de Janeiro? Por que a cor branca?

Segundo termos simbólicos e culturais, nesta época do ano as pessoas estão mais dispostas a pensarem sobre suas vidas, as convivências sociais e familiares. De forma lúdica, é como se em uma folha em branco as pessoas fossem inspiradas a contar uma nova história de vida, a partir dali. 

Por que é importante a minha empresa apoiar a campanha do Janeiro Branco?

Para responder esta e outras perguntas relacionadas ao tema, contamos com a colaboração da Fernanda Regina da Silva. A nossa convidada de hoje é psicóloga (CRP – 08/22872), e faz parte do quadro profissional da clínica Humanité Clínica Integrada.  

Continue acompanhando o conteúdo, no bate papo a seguir.

ACIC BLOG: Fernanda, dando sequência ao assunto, compartilhe com nossos leitores qual a importância de o tema Saúde Mental chegar também ao meio empresarial?

Fernanda:  Bom, no cenário empresarial, a campanha Janeiro Branco consegue trazer uma maior ampliação da consciência de seus colaboradores quanto a importância do cuidado da saúde mental, e consequentemente diminuir a incidência de casos de doenças mentais desenvolvidas dentro e fora do âmbito profissional. A mente está diretamente ligada ao desempenho profissional e, consequentemente, pessoas que buscam acompanhar e melhorar a qualidade de sua saúde mental tendem a melhorar o desempenho de suas funções, diminuindo-se, assim, os riscos de adoecimento e acidentes de trabalho.  

ACIC BLOG : Como o empresário pode aderir à campanha em sua empresa?

Fernanda: Falar sobre o tema é o primeiro passo! Passar informações verídicas e relevantes para os colaboradores sobre a importância da saúde mental, desenvolvendo palestras e distribuindo materiais informativos de acordo com a maior demanda da organização, ou, de cada setor dentro dela. No mês de janeiro, em especial, as empresas podem decorar o local de trabalho com lembretes motivacionais e que falem da importância de cuidar da saúde mental. Também é possível desenvolver parcerias com profissionais da psicologia clínica, obtendo descontos, ou até mesmo, oferecer benefícios aos funcionários, como por exemplo, planos de saúde empresarial . Além disso, é importante os empresários focalizarem seus esforços afim de proporcionar ao seu colaborador um ambiente profissional saudável, seguro e com escuta qualificada, incentivo a prática de atividade física, boa alimentação e cuidados com a saúde como um todo. Pausas em sua jornada diária de trabalho também é de extrema importância para não acarretar uma sobrecarga de labor, prevenindo, assim, o adoecimento mental dos colaboradores.

ACIC BLOG: Qual a importância de olhar para a saúde mental dos colaboradores?

Fernanda: O estado mental dos colaboradores pode influenciar diretamente no desempenho das funções dentro do ambiente profissional. Por sua vez, se o colaborador apresenta uma boa qualidade de vida e saúde mental, consequentemente desenvolverá funções com maior qualidade, diminuindo os riscos de adoecimento mental e de acidentes dentro da empresa. Um funcionário com sentimentos de felicidade está mais propenso a buscar suas realizações, atingir metas e objetivos, a prosperar na vida profissional e pessoal.

ACIC BLOG: Caso necessário, quais as formas de buscar ajuda?

Fernanda: A melhor maneira de buscar ajuda perante um sofrimento emocional é falando sobre seus sentimentos para aquelas pessoas que integram sua rede de apoio, ou seja, aquelas pessoas em que mais confiam. Caso sinta necessidade, é importante que a pessoa busque ajuda profissional qualificada, pois, apesar de ainda haver muitos preconceitos em relação a procura por profissionais da área da saúde mental, buscar esse auxílio é um ato de coragem e amor próprio.

ACIC BLOG: Fernanda cite algumas dicas de como viver melhor e ter uma saúde mental equilibrada, em meio a uma rotina tão atribulada como a que estamos acostumados em nosso dia a dia.

Fernanda: Para ter uma saúde mental equilibrada e um bom desenvolvimento no ambiente de trabalho, é essencial que as pessoas se atentem às seguintes dicas:

Manter uma rotina saudável;

Desconectar-se após o horário regular de trabalho;

Incluir momentos de lazer que causem a sensação de prazer; 

Fazer exercícios de respiração e atividade física de forma regular;

Não centralizar todas as responsabilidades para si, delegar funções excessivas; 

Ter uma boa noite de sono;

Se alimentar bem;

Reservar um tempo para passar com pessoas importantes do seu círculo social;

Entender seus próprios limites, sabendo escutar seu corpo e sua mente, e se atentando aos sinais que eles dão;

A dica mais importante: Não tenha vergonha de buscar ajuda profissional!

ACIC BLOG: Quais são os profissionais especializados para trabalhar questões de saúde mental?

Fernanda: Os principais profissionais que cuidam de forma efetiva da saúde mental das pessoas são os psiquiatras e os psicólogos. A psiquiatria é uma área da medicina destinada a cuidar dos transtornos psicológicos e comportamentais, sendo responsável por avaliar e indicar tratamentos medicamentosos frente aos transtornos mentais, quando se fizer necessário, de acordo com a demanda estabelecida. Já os psicólogos, também são extremamente importantes quanto aos cuidados da saúde mental, pois trabalham com o estudo da mente humana. A psicologia é uma ciência que estuda os comportamentos e os processos mentais e, dentro dela, encontramos o processo de psicoterapia, que é um tratamento que busca curar ou tratar as doenças mentais, transtornos psicológicos e reestabelecer, dentro das possibilidades, a saúde e qualidade de vidas das pessoas.   

ACIC BLOG: Cuidar da saúde da mente é tão importante quanto a do corpo? 

Fernanda: Sim, cuidar da saúde mental é um habito tão importante quanto cuidar da saúde física, pois o cuidado da mente está diretamente ligado às funções cerebrais, onde desenvolve-se todas as nossas emoções, ações, sentimentos, atitudes e comportamentos, buscando sempre o equilíbrio em todas essas áreas para uma melhor qualidade de vida. Caso contrário, a mente pode adoecer ou, até mesmo, entrar em sofrimento psíquico, prejudicando o habito do autocuidado e, consequentemente, do corpo físico e mental.

Cuidado que começa dentro da empresa

Empresário, gostou do conteúdo de hoje? Percebeu o quanto cuidar da saúde mental dos seus colaboradores pode influenciar diretamente no dia a dia da empresa e de quem faz parte dela? 

Nós acreditamos que se cada um fizer a sua parte, é possível sim contribuirmos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. E para isso, oferecemos o convênio de saúde empresarial VIDACIC, com ele, disponibilizamos a você empresário ou colaborador, acesso a uma ampla rede credenciada de profissionais em diversas áreas de atuação, incluindo: Médicos e Psicólogos qualificados para tratar questões envolvendo o tema de hoje: nossa saúde mental. 

Cuide-se! Busque ajuda! Fale sobre isso!

Janeiro Branco e VIDACIC: Juntos proporcionando saúde e qualidade de vida, para as pessoas!



12/01/2021 - Viviana Durante