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Adquirir produtos ou serviços sem sair de casa com segurança, comodidade e ótimos preços já é a realidade de muitas pessoas, há um bom tempo! Mas, com a chegada da Pandemia do novo Coronavírus, no ano passado, essa tendência ganhou ainda mais força e trouxe mudanças significativas no hábito de compra e venda dos Brasileiros. 

Para se ter uma ideia, só no primeiro trimestre de 2020, segundo relatório da Ebit/ Nielsen (maior plataforma de opinião de consumidores do Brasil), o faturamento em vendas on-line no país cresceu 47%, maior alta em 20 anos, impulsionado pelo salto de 39% no número de pedidos, para 90,8 milhões, na comparação com o primeiro semestre de 2019. 


Segurança na hora da compra

Outro ponto fundamental, durante este período de alta nas vendas on-line, foi o fortalecido da confiança do consumidor na hora de realizar as suas compras nas plataformas digitais. Este processo se dá, em virtude de políticas claras de entregas e trocas de produtos, comentários reais de consumidores, processos eficientes de pós vendas, fluxos de pagamentos seguros e acompanhamentos diários das entregas das mercadorias, por meio de rastreadores. O conjunto dessas medidas, levaram  7,3 milhões de brasileiros a comprar pela primeira vez no e-commerce, em 2020. Com uma expansão de 40% no total, o Brasil chega à marca de 41 milhões de usuários adeptos ao comércio eletrônico.


Hábito que veio para ficar

Engana-se quem pensa que com o retorno das atividades comerciais presenciais, e com medidas restritivas mais brandas, o comercio on-line deixará de crescer ou de fazer parte da vida dos Brasileiros em 2021. Para o BTG Pactual (Banco de Investimento Brasileiro), o e-commerce veio para ficar! 


Cenário Atual

E você empresário, analisando este cenário, como tem preparado o seu negócio para atender esta tendência cada vez mais presente na rotina dos consumidores? 


Seja digital

Quer uma sugestão? Aqui na ACIC, você encontra a solução do ACIC MARKET, uma plataforma pensada justamente para inserir os empresários no meio digital. 

A ferramenta é disponibilizada gratuitamente ao associado, que poderá fazer anúncios dos seus produtos e serviços em um marketplace moderno, seguro e com a visibilidade  necessária para otimizar os resultados da sua empresa. 


Solução em capacitação

Agora, se o que você precisa é entender melhor este mercado buscando por capacitação para ter mais segurança no processo de inserção do seu negócio nas redes sociais, nós temos uma ótima dica...

Nos dias 08,09,10 e 11 de Fevereiro, a UNIACIC promoverá o curso: Mídias Digitais para o sucesso do seu negócio. Esta capacitação tem duração de 12 horas, e vai proporcionar conhecimentos e habilidades para ajudar você a montar posts do seu negócio e impulsionar as suas vendas on-line. O curso é direcionado a todos os públicos, e será conduzido pelo Especialista em Marketing Digital, Alexandre Minghini.


Quer saber mais?

Para você não ficar esperando até os dias do curso, o nosso especialista Alexandre Minghini, prontamente, compartilhou conosco algumas dicas simples de como inserir uma empresa, no meio digital. Esta é apenas uma palinha, viu! O conteúdo completo você acompanhará, dos dias 18 a 21 de Janeiro, aqui na ACIC. 

Bom, por hoje é só... Agradecemos pela companhia até aqui e desejamos uma ótima  leitura. Até a próxima semana, com um novo conteúdo, aqui no ACICBLOG.


Dicas para iniciar a transformação digital em sua empresa


1- Mudança da forma de ver as coisas. É preciso estar preparado para as mudanças que a empresa precisará passar. A conectividade será o ponto inicial, mas não o crucial;

Nossa forma de pensar precisa mudar! O delivery, o digital, as formas de pagamento, a comunicação em geral tem mudado as relações comerciais entre as pessoas e quem não souber surfar essa onda e se adaptar, terá mais dificuldades de crescer que os demais.


2- Avalie a equipe de tecnologia. Seu time de tecnologia precisa te dar suporte com web, mobile, programação, design, produto e metodologias de gestão;

Você precisa ter pessoas próximas (colaboradores ou parceiros) que te deem suporte em tecnologia. Afinal, o avanço tecnológico acontece em diversas frentes. Você precisa ter suporte nas mudanças no teu site, no teu app, no teu CRM, nos softwares de gestão, etc.


3- Mapeie processos e pesquise sobre softwares de gestão (tenha um CRM);

Você precisa ter um CRM. Nem que seja uma planilha de excel rastreando e registrando toda sua operação.


4- Mapeie jornadas de compra/venda e entenda como um balcão digital pode ser implementado no seu negócio;

Você pode ter processos de inside sales, ou inbound marketing que aceleram e barateiam as vendas dos seus produtos e serviços. Lembre-se que automação de processos deve estar alinhada para isso acontecer.


5- Aprimore a comunicação entre colaboradores da sua empresa, pois novidades irão despertar dúvidas;

A sua empresa precisa estar alinhada. Faça a informação rodar entre funcionários. Não promova a quebra de processos mitigando a informação e a comunicação.


6- Pesquise sobre automação de processos;

Existem softwares e programas que auxiliam a automação de processos. Exemplo: Um clique em uma Landing Page pode iniciar uma sequência de e-mails até finalizar em uma venda. Planilhas integradas por programação (ou por um BI) pode gerar aceleração nas demandas internas.


7- Análise de venda digital (checkout digital integrado);

Tenha um checkout integrado caso você pretenda vender online. Você pode começar com venda por chamada nos canais de comunicação digital (whatsapp ou Messenger) evoluir para uma loja no Instagram ou Marketplace e depois criar um site para vender online via checkout digital.


8- Análise de tendências

Sempre acompanhe as mudanças no mercado. Estude os grandes exemplos e os pequenos também. Observe como pequenos empreendedores do interior do país têm vencido a crise da Pandemia.


9- Avalie sua presença digital. Marketing, vendas e endomarketing.

Pesquise no google sobre você e sobre o produto que você vende. Se não estiver bem posicionado... Não venderá!


10- Tenha um propósito à prova de futuro! 

Escolha um propósito, um motivo para permanecer aberto e resolvendo problemas dos clientes.


04/01/2021 - Viviana Durante