Se tem algo que todos já sabem e não tem como negar, é que 2020 foi um ano repleto de desafios. Já no primeiro trimestre, o país foi surpreendido por um vírus capaz de parar organizações, fechar escolas/universidades, cancelar eventos e deixar grande parte das famílias de todo o mundo, isoladas dentro de suas casas.
Durante este ano, as pessoas precisaram se adaptar as mudanças que chegavam a passos rápidos – na mesma velocidade em que a pandemia do Coronavírus se espalhava por cidades, estados e países. Tudo mudou, foi preciso se reinventar. Os escritórios corporativos foram substituídos pelo home office, as reuniões presenciais pelo online. Os professores passaram a lecionar por vídeo aula e as lives se tornaram rotina. Nunca se vendeu tanto pela internet. Quantas transformações!
Cenário local
Iniciativas da ACIC
Entre as ações desenvolvidas pela ACIC para dar suporte ao empresário durante o período de retomada, está a implantação da solução ACIC MARKET. A ferramenta foi disponibilizada, ao associado, sem custo, tendo como principal objetivo, o fomento das vendas no mercado online. Além da loja virtual, a ACIC disponibilizou também, cursos gratuitos para alavancar as vendas durante o período de retomada comercial, todos voltados ao tema Marketing Digital.
Campanha Natal Mágico ACIC
Outra iniciativa, foi o lançamento da Campanha de estímulo as vendas de fim de ano. Com o tema “Natal Mágico ACIC”, a entidade promoveu um amplo movimento para incentivar e valorizar as compras no comércio local. A intenção foi mostrar aos consumidores, os benefícios de valorizar as empresas que geram empregos, oportunidades e contribuem para o desenvolvimento do município. As lojas físicas receberam também, adesivos com informações gerais do Natal Mágico, ajudando a espalhar o encanto da época mais especial e festiva do ano.
Como andam as suas vendas neste fim de ano?
Como falamos no decorrer deste artigo, 2020 foi um ano bem atípico. Começou com várias dificuldades, porém, para alguns comerciantes locais, está encerrando com excelentes resultados e um olhar otimista para 2021. Na empresa Auri Verde iluminação, por exemplo, as vendas nos últimos meses apresentaram um crescimento de 15% em comparação ao mesmo período do ano passado. Este resultado se deu, em virtude do foco direcionado nas vendas online, via plataformas do Acic Market, redes sociais e WhatsApp. Onde o cliente foi fidelizado com um atendimento personalizado, recebendo desde a apresentação de produtos, orçamentos até a entrega da compra no conforto de sua residência.
Dicas do especialista
Como o melhor sempre guardamos para o final, vamos compartilhar com você, que nos acompanhou até aqui, algumas dicas importantes para otimizar o atendimento e melhorar os seus resultados de vendas para este natal! E, para isso, nada melhor que um especialista para falar do assunto, não é mesmo Marili Birck?!
Bom, então nos despedimos por aqui, mas te deixamos em excelentes “mãos”. Tenha uma boa leitura, aproveite muito as dicas da nossa especialista e sucesso nas vendas, viu!
Até semana que vem, com um novo conteúdo aqui no ACICBLOG!
Dica 1 - Antes de iniciar uma venda crie uma ligação de sintonia e empatia com seu cliente (Rapport)
Esse é o momento mágico onde ele compreende que você quer ajudá-lo a resolver seus problemas. Para isso, esteja inteiramente presente e atendo ao seu cliente.
Primeiramente sorria. Ouça o que ele tem a dizer. Faça perguntas sobre suas expectativas. E esteja pronto para responder seus questionamentos, para isso, é necessário que você conheça bem o produto que está ofertando.
Dica 2 - Nunca subestime o cliente
O papel do vendedor é levar a boa nova, mas ele não pode começar uma abordagem com a pretensão de saber mais do que o cliente sobre o problema dele. Seja sutil na explicação para não demonstrar arrogância.
Dica 3 - Evite as abordagens tradicionais
Foi-se o tempo em que bajular um cliente garantia que o vendedor fechasse negócio. Hoje os clientes não querem isso. Primeiro, porque eles não precisam de bajuladores e segundo, porque ele não têm tempo a perder ouvindo elogios sem sentido.
Esse tipo de técnica é muito utilizado por vendedores antigos que, na verdade, acabam simplesmente tirando pedidos e não têm argumentos para sustentar sua proposta, seu preço e suas condições.
Assegure-se de não fazer dessa forma. Mude a abordagem e mostre também para o resto da equipe como os resultados são melhores ao criar argumentos válidos, ao invés de simplesmente ficar “em cima do cliente”.
22/12/2020 - Acic