uploaded picture
Um ser especial e iluminado

É difícil encontrar palavras, principalmente as mais assertivas e carregadas de significado, para falar da mulher e de sua enorme importância para a vida, para a família, para a sociedade, para o mundo dos negócios, enfim, para os mais diferentes setores nos quais as pessoas de ontem, hoje, e também de amanhã, encontram-se inseridas.

Quando eu era jovem, jornalista em início de carreira, fui convidado para fazer homenagem às mulheres presentes em um grande evento. Tímido e no calor da surpresa, fiquei calado e passei a maior vergonha. Tão grande que só agora, depois de três décadas, volto a tocar nesse assunto. Minha atitude resultou de um misto de sentimentos, mas, admito, perdi uma oportunidade incrível de homenagear pessoas que tanto admiro e respeito.

Estou no segundo casamento, e considerando as influências recebidas de minha mãe (e agora tenho duas filhas pequenas), posso afirmar que tive e tenho a oportunidade de conviver com pessoas fascinantes. Os homens que me desculpem, mas vou falar aqui do fundo do coração: as mulheres são melhores do que nós em muitas coisas. São ágeis, atentas, criativas, dedicadas, resilientes e absolutamente competentes, sem mencionar que conseguem com destreza fazer mil coisas ao mesmo tempo.

As mulheres têm infinitos talentos. Fazendo quase tudo, ou praticamente tudo, com leveza, engenhosidade e resultados fantásticos. Ao mesmo tempo em que as admiro, procuro aprender com elas, mas admito que eu, pelo menos, não chego aos pés do enorme talento que elas têm. 

Com todas essas habilidades é óbvio que a mulher também acumula sucesso e conquistas no mundo do empreendedorismo e dos negócios. A história se cansa de mostrar e de repetir o êxito de grandes mulheres nas mais inúmeras carreiras, comprovando na prática o extenso leque de habilidades que a mulher reúne. Sensibilidade, poder de convencimento e atenção aos detalhes aumentam a lista de qualidades que levam às vitórias que as mulheres alcançam e acumulam nos mais diferentes campos.

Entidades empresariais como a Acic, a Caciopar e a Faciap recebem, a cada dia, um número maior de mulheres interessadas em conhecer e participar do associativismo empresarial. Além de muito bem-vindas elas dão enorme contribuição em mudanças e em aperfeiçoamentos absolutamente necessários e que se apresentam como indispensáveis ao dia a dia dessas entidades. Só tenho a agradecer a oportunidade de conviver e de poder perceber o quanto a mulher é um ser especial e iluminado.

Jean Paterno

Jornalista

--

Acompanhe, abaixo, depoimentos de mulheres que convidei especialmente para enriquecer esse conteúdo. Os depoimentos são puros, carregados de sentimento e verdade.

"Como mulher, mãe, esposa e empreendedora enfrentei inúmeros desafios e obstáculos, mas cada um deles me ensinou a persistir, a confiar em minha visão e a nunca subestimar o poder da resiliência. Aprender a abraçar o fracasso como parte do processo de crescimento foi crucial para o meu sucesso. A todas as mulheres que sonham em empreender afirmo: saibam que sua voz e sua ideia têm valor imenso. Cercar-se de uma comunidade de apoio e nunca parar de buscar conhecimento são chaves para avançar em seus sonhos com determinação e coragem”.

Doralice Marchioro, advogada e empreendedora no ramo de eventos

--

"Um dia perguntei a mim mesma:

Qual é o termo correto?

Seria trabalhadora a médica, a secretária, a policial, a professora, a contadora?

E a mulher empresária, dona de casa, funcionária, aquela que educa os filhos, administra, vai à feira...

Trabalhadora ou trabalhadeira?

Descobri que tanto faz

Ambos os termos são corretos

E que o título não é tudo

Pois a prática envolve ação

E não a mera teoria.

Mulher trabalhadora, trabalhadeira, empreendedora

Sua força é motivadora

O seu executar, realizar e desenvolver

Engloba além do conceito

A graciosa arte do empreender.

Margarida Domingos Carneiro, empresária

--

“O empreendedorismo, mais do que uma opção, torna-se uma necessidade bem visível quando falamos da mulher. Além da dupla jornada e de uma enormidade de disparidades, as recentes transformações sociais conduzem a mulher à busca de alternativas viáveis não só de autorrealização, mas também de sobrevivência. O empreendedorismo feminino impulsiona a economia, promove a inclusão e contribui para uma maior representatividade, seja atuando de maneira formal ou informal. Cada vez mais a mulher assume seu papel de destaque e relevância na sociedade”.

Olga Bongiovani, jornalista e apresentadora

--

"O assunto mulheres e empreendedorismo surgiu na década de 1970 e foi mais difundido depois dos anos 1990. Biblicamente, as mulheres assumem papel de empreendedoras de sucesso já no tempo de Jesus, a exemplo de grandes figuras bíblicas como Abigail, Debora, Rute, Lídia... As mulheres sempre tiveram um papel importante no mundo dos negócios e empreendimento. Essas mulheres não só tiveram sucesso nos negócios, mas também desempenharam papel importante na história das relações, da religião e na vida social. Empreendedorismo não é questão de gênero e sim de habilidade, determinação e fé. Esses são alguns exemplos inspiradores de como nós, mulheres, podemos alcançar o sucesso nos negócios e na vida pessoal".

Silvana Luiza Ribeiro, empreendedora

--

"O empreendedorismo oferece às mulheres a oportunidade de conquistar sua independência financeira e alcançar o poder econômico. Administrando seus próprios negócios, as mulheres têm a capacidade de criar fontes de renda estáveis, alcançar autonomia financeira e contribuir para o crescimento econômico. O papel da mulher no empreendedorismo é de grande importância para a construção de uma sociedade mais integrada e inovadora. É fundamental apoiar e capacitar as mulheres empreendedoras, garantindo que tenham acesso igualitário a recursos, oportunidades e apoio para alcançar seu plano potencial no mundo dos negócios".

Giane Dalla Costa, enfermeira/Medicina do Trabalho

--

“Cada dia mais nos orgulhamos em ver tantas mulheres empreendendo, sejam elas mães, esposas, enfim, saíram em busca de seus objetivos e seus sonhos, demonstrando sua capacidade e profissionalismo. Hoje, suas lutas e conquistas são por seus próprios méritos e s cada dia nos deparamos com grandes empresas, grandes negócios e corporações administradas por mulheres. A mulher moderna não se esconde, ela pode estar onde quiser, assumir e desempenhar o seu trabalho. Só basta ter autoconfiança, buscar o conhecimento e dar o primeiro passo”.

Roselaine Nardino, empresária

--

“O desafio de empreender tem revelado dois tipos de mulheres: aquelas que são fortes e aquelas que ainda não descobriram a sua força. E nesse cenário genial ela descobre que não foi ela quem encontrou o empreendedorismo, mas o empreendedorismo a encontrou, materializando assim um encontro perfeito da mulher e da força. Nenhuma situação adversa vence essa dupla”.

Rosana Lovo, secretária-executiva da Fiep

--

“Mais do que impulsionar a economia e gerar empregos, as mulheres empreendedoras transformam as relações sociais. Suas lideranças diversificadas também enriquecem as decisões empresariais e inspiram outras mulheres a superar obstáculos como o preconceito e a dupla jornada".

Priscila Beck, editora do Portal Agrinews

--

“O papel da mulher no empreendedorismo é marcado por um aumento significativo. Mulheres empreendedoras estão desempenhando papéis essenciais, trazendo diversidade e inovação para o mundo dos negócios. Seu envolvimento contribui para o fortalecimento econômico. E redes de apoio, mentorias e iniciativas de inclusão são fundamentais para impulsionar o sucesso das empreendedoras. Além disso, as mulheres frequentemente adotam estilos de liderança transformadora, enfatizando a importância da colaboração e da construção de equipes diversificadas. O papel da mulher no empreendedorismo continua a evoluir, destacando a necessidade de promover oportunidades e reconhecer suas valiosas contribuições no ambiente dos negócios”.

Tábita Paraizo, coordenadora da Unicoop.

08/03/2024 - Jean Paterno