Tributo à Cidadania quer arrecadar 200 mil em 2004

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosaldo Chemin, esteve quinta à noite na Acic para informar sobre a Campanha Tributo à Cidadania 2004, lançada há poucos dias em Cascavel. O trabalho é uma parceria com o Sincovel e outras entidades e busca destinar parte do imposto de renda devido por empresas e pessoas físicas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que então fará repasses a entidades assistenciais que trabalham com menores.
Rosaldo deu números que mostram os efeitos da campanha sobre as cifras arrecadadas anualmente. O ano de 2000 conseguiu apenas R$ 12 mil e o valor saltou para R$ 97 mil em 2001, primeiro exercício do Tributo à Cidadania no município e em 2002 foram destinados R$ 104 mil. A meta de 2003 era de conseguir R$ 150 mil e o resultado foi de R$ 132 mil e agora a estimativa é de conseguir R$ 200 mil, diante de um potencial de R$ 600 mil. As empresas podem destinar 1% do imposto devido à campanha e as pessoas físicas 6%.
O presidente do Conselho informa que o depósito deve ser feito até o último dia útil de 2004, a fim de que a operação seja computada no Imposto de Renda referente a 2004. Os contadores têm informação a respeito e podem colaborar muito com o processo, segundo Rosaldo. A dedução é assegurada por lei e, na opinião do empresário, essa é a melhor aplicação que esse dinheiro pode ter. “As entidades precisam desse dinheiro, que é gerido com absoluta cautela e transparência pelo Fundo”, afirma ele. O dinheiro costuma beneficiar várias entidades, a exemplo do Recanto da Criança, Cemic, Casa Lar, Formando Cidadão e o Caom.
O gesto de participar da campanha é associado por Rosaldo a uma atitude de responsabilidade social de pessoas físicas e jurídicas. “As empresas, e não o governo, devem se preocupar em construir o Brasil que queremos. A educação é o único caminho para a formação de uma sociedade mais segurança e progressista”, de acordo com ele. O presidente em exercício da Acic, Guido Bresolin Jr., informou que a entidade vai participar ativamente da campanha. Os depósitos podem ser feitos na agência 0531 do Banco do Brasil, na conta corrente 37137-8. Mais informações pelos telefones 321-2273 e 223-9349.