Encontros debatem o comércio exterior

O Departamento de Comércio Exterior da Associação Comercial e Industrial de Cascavel promove desde junho encontros mensais criados com a proposta de contribuir para fortalecer ainda mais a participação de Cascavel e da região na comercialização de mercadorias para outros países. As reuniões são coordenadas pelo diretor da área, Paulo Meira, e os resultados até agora são muito bons, de acordo com ele.
Meira diz que o Oeste do Paraná tem um grande potencial exportador e que apenas uma pequena porcentagem disso é utilizada. “A Acic decidiu criar mecanismos para valorizar e para integrar ainda mais o município e a região a um mercado em expansão”, segundo o diretor. Cascavel e região são grandes produtores de matérias-primas, a exemplo da soja, um dos responsáveis pelo saldo acumulado na balança comercial brasileira nos últimos anos.
A aproximação de empresas, poder público e despachantes da Acic contribui para um debate mais intenso sobre as regras do mercado internacional e a definição de estratégias para a solução de problemas comuns. Um ofício foi encaminhado há poucos dias à Receita Federal pedindo a adoção de mecanismos para facilitar o tráfego de caminhões pela Ponte da Amizade, principal acesso entre Brasil e Paraguai, dois dos países do Mercado Comum do Cone Sul, o Mercosul.