Associação cria seu 12º Núcleo Setorial

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel decidiu em reunião com empresários do ramo de agências de viagens e de turismo, na noite de segunda-feira, criar o 12º núcleo setorial da entidade. Ele vai reunir 12 empresas do setor, que passam a trabalhar em conjunto em favor de um dos ramos econômicos com os maiores índices de expansão do planeta.
A ACIC foi a primeira entidade empresarial do Estado a adotar o programa de núcleos setoriais, resultado de uma parceria com o Sebrae/PR. A metodologia de ação do Projeto Empreender é aproximar empresários de um mesmo setor e fazer deles parceiros. “Com essa visão, eles debatem problemas comuns e buscam saídas viáveis para o fortalecimento de todas as empresas do segmento”, informa a presidente da associação comercial, a empresária Susana Gasparovic Kasprzak.
O Empreender foi implantado na ACIC em 1998 e o Moveleiro foi o primeiro núcleo setorial criado. O vice-presidente para Assuntos da Prestação de Serviços, Valdinei Antônio da Silva, relatou aos empresários algumas experiências tiradas do Núcleo Setorial de Corretoras de Seguros. “O resultado das ações é muito bom e o clima no núcleo é dos mais amistosos”, afirmou. O vice-presidente da ACIC, Guido Bresolin Junior, entende os núcleos setoriais como uma experiência válida e com futuro bastante promissor.
O consultor do Sebrae Leandro Lorenzetti informou sobre os objetivos do Empreender e do crescimento dessa idéia em todo o Estado. Os empresários do setor já definiram a sua primeira ação: a realização de um treinamento de integração com duração de quatro horas coordenado pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresas. A consultora destacada pela ACIC para atender o núcleo é Luciana Tracz. A tentativa de reunir esses empresários é antiga e foi amadurecida recentemente, quando a ACIC colocou o tema transporte aéreo na pauta de um dos encontros empresariais das quintas-feiras.