Sesi estimula qualidade no ambiente de trabalho

O Serviço Social da Indústria promove desde 1996 o Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho, uma ação instituída para valorizar e para estimular a construção de ambientes saudáveis de trabalho. O concurso foi divulgado pelo gerente do Sesi em Cascavel, Paulo Grando, quinta à noite durante o encontro empresarial da ACIC. A ação é nacional e dá prêmio às empresas melhor adaptadas a um conceito moderno de gestão, integrado à preservação da saúde do trabalhador, do consumidor e do meio ambiente.
As inscrições para a nona edição do prêmio estão abertas até 31 de julho e podem ser feitas por empresas contribuintes do sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e integrantes do Simples. O concurso é aberto nas categorias de micros e pequenas, média e grandes empresas. Quatro indústrias de Cascavel participaram da fase regional da edição 2003. Dezenove da regional Oeste/Sudoeste do Sesi se inscreveram e algumas chegaram à etapa nacional no ano passado, com a participação das melhores como representantes do Estado nas suas respectivas categorias na etapa nacional.
Há várias fases para indicar a situação das empresas inscritas para o Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho. Começa pela auto-avaliação feita pelos próprios colaboradores da empresa, com visitas de consultores e avaliação de comissões especialmente formadas. O empresário José Luiz Parzianello, da diretoria estadual do Sistema Fiep, informa que o concurso cresce a cada ano e mostra que os empresários brasileiros estão atentos às novas exigências mundiais, principalmente no que se refere à construção de um ambiente saudável de trabalho e protegendo o meio ambiente.