Recuperação de débitos por Central surpreende

A Central de Cobranças é um dos mais recentes serviços criados pela Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), entidade empresarial fundada há 43 anos e com cerca de 1,6 mil empresas associadas. Em atividade desde outubro, a Central surgiu da necessidade de oferta de um instrumento alternativo para recuperar débitos antigos e ainda por vencer. O índice de recebimento alcançado nesse período já é superior a 40%, acima do percentual esperado pelos diretores da entidade.
Uma equipe com cinco pessoas da área de serviços foi treinada para dar suporte à Central. São dois cobradores, uma assistente de serviços, a assessora jurídica e a coordenadora do setor, Mirian Ivanov Costa. A ACIC é uma das poucas entidades do gênero no Estado a oferecer um serviço especializado em cobrança ao seu quadro associado. “A decisão de criação da Central de Cobranças reflete o desejo dos empresários filiados, que há muito vinham manifestando o interesse de contar com uma estrutura com esse fim”, de acordo com a presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak.
A Central utiliza inúmeros recursos para recuperar dívidas não liquidadas: do envio de correspondência à busca de diálogo e oferta de condições especiais para o pagamento do débito, segundo o tesoureiro geral da ACIC Cláudio Brunetto. Todo processo é acompanhado pelo associado a partir de relatos detalhados, já que ele é quem deverá impor limites, como prazos e condições, à negociação. O nível de satisfação dos empresários que já utilizaram o serviço é dos melhores e muitos têm ajudado a ACIC a divulgar a Central, conforme o diretor da associação Alexandre Polasek.
Funcionamento
Para ter acesso à Central, o sócio precisará firmar contrato de prestação de serviços com a ACIC. Deverá ser preenchido o borderô de entrada contendo todos os dados do devedor e nas contas a receber anexar original dos comprovantes e de títulos vencidos apenas cópia. O contato com o devedor se inicia com o envio de correspondência e depois, se necessário, a ida do cobrador até o local. Só após o pagamento será emitido recibo. Uma planilha indicará os valores recebidos e a cada 15 dias será feito repasses aos contratantes.
O serviço segue uma tabela de preços. Para contas a receber: títulos com valores de até R$ 30 o percentual retido será de 10%; de R$ 30 a R$ 100 será cobrado R$ 2 por título; de R$ 100 a R$ 250 a cobrança será de R$ 3; de R$ 250 a R$ 500 de R$ 5; de R$ 500 a R$ 1 mil de R$ 10 e acima de R$ 1 mil o valor cobrado será de R$ 13 por título. Quando houver atraso, o devedor pagará juros e mora a uma taxa de 3,5% ao mês, valor este que será revertido ao contratante.
Para títulos vencidos, o contratante pagará 7% sobre os valores recebidos e ao devedor caberá pagar a taxa de 3,5% ao mês a título de juros e mora, percentual revertido à empresa contratante. Mais informações pelos telefones 321-1438 ou 1439.