SCPC da ACIC registra recorde de consultas

O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial de Cascavel bateu recorde histórico de consultas em dezembro de 2003. O SCPC funciona na ACIC desde 1969 e registrou no mês passado 76.748 consultas, a maior procura em um período contínuo de 30 dias desde a criação desse instrumento de proteção ao crédito em Cascavel, de acordo com o diretor da área, o empresário Leopoldo Nestor Furlan.
O número de consultas feitas em dezembro de 2003 foi 48,16% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior e 47,65% superior a dezembro de 2001. “Esses dados demonstram o interesse do empresariado em consultar o Serviço Central de Proteção ao Crédito com mais freqüência antes do fechamento de novos negócios e assim reduzir o risco de enfrentar prejuízos com inadimplência e calotes”, conforme Furlan.
O SCPC da ACIC está interligado aos maiores bancos de dados do País e tem disponíveis cadastros com mais de 65 milhões de informações. O grau de confiabilidade do sistema é dos mais elevados e os empresários estão conscientes da importância de consultar e de proteger a saúde financeira de suas empresas, afirma a presidente da ACIC, Susana Gasparovic Kasprzak. O SCPC da ACIC foi totalmente automatizado através da URA, a Unidade de Resposta Audível, e permite consultas 24 horas por dia.
Média também cresce
A média de consultas recebidas pelo serviço nos últimos seis meses em comparação com o mesmo período de 2001 e de 2002 também cresceu. O segundo semestre de 2003 registrou a média de 55.830 consultas por mês contra 42.714 (diferença de 30,70%) de 2001 e 42.284 (32%) de 2002. A consulta a cheques teve crescimento médio de 0,41% nos últimos seis meses de 2003 em relação ao último semestre de 2002. Foram 14.850 consultas em 2003 contra 14.789 em 2002.
Outra das vantagens do SCPC, segundo Leopoldo Furlan, é o acesso às informações em tempo real e de forma discreta sem causar constrangimentos ao cliente ou ao lojista. “É importante ressaltar também que quanto mais inclusões de inadimplentes o empresário fizer junto ao sistema mais seguro ele será”, diz o diretor. A automação do serviço possibilitou à ACIC criar novos serviços aos sócios, como o Síntese Cadastral, Confirafone, Seproc Pessoal, Seproc Empresarial e o Renavan. Todos podem ser consultados pelo telefone (45) 321-1441.