Cidade pode ter certificado de responsabilidade social

O vereador Jadir de Matos esteve na Acic na noite de quinta-feira para lançar uma proposta inédita em Cascavel: a criação de um certificado de responsabilidade social, ambiental e educacional. A idéia é desenvolver um mecanismo para valorizar e estimular empresas, entidades de classe e até instituições públicas a pensar e a colocar em prática novos projetos de alcance social e ambiental. A sugestão de concepção de um mecanismo com essa característica partiu da própria comunidade e está sendo incorporado pelo vereador.
Jadir está preocupado em socializar e debater a sugestão antes de apresentá-la de forma definitiva à Câmara de Vereadores. “Quero a participação ativa de toda a população, através de suas entidades representativas, a fim de que se possa discutir, amadurecer e melhorar a idéia ainda mais, porque quanto mais abrangente e eficaz ela for, melhor”, de acordo com ele. O assessor Jurandir Parzianello Jr. deu detalhes sobre a matéria.
Jurandir lembrou que até alguns anos atrás o poder público chamava para si essa responsabilidade, mas isso mudou com a criação dos sistemas de certificação de qualidade. Atualmente, toda a comunidade está de certa forma envolvida, mas é preciso criar um mecanismo para acelerar a adoção de projetos e poder contar com os resultados mais rapidamente. Uma empresa socialmente responsável, por exemplo, pode envolver seus funcionários e a comunidade vizinha em ações de alfabetização e em cursos de capacitação profissional.
A questão ambiental, conforme Jurandir, deve ter atenção especial em todo o processo. Para ter chances de conquistar o certificado, as empresas deverão elaborar e executar os projetos. Uma comissão vai analisar os critérios do projeto a fim de distribuir os certificados com o máximo de isenção. Uma das contribuições será melhorar os índices de desenvolvimento humano no município. A presidente da Acic, Susana Gasparovic Kasprzak, entende que em um mundo global esse tipo de trabalho precisa ser valorizado.