POD/Iguassu Valley levam debate sobre inovação a patamar que setor merece

28/03/2024

A interação entre POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) e Iguassu Valley, eleito em 2022 o melhor ecossistema consolidado do Brasil, leva os debates, as articulações e os projetos da inovação a um novo patamar na região. É sobre isso que falou na manhã desta quinta-feira, na AcicLabs, em Cascavel, o coordenador do Iguassu Valley, Jadson Siqueira. A mensagem foi passada a um público seleto, formado por diretores de empresas, cooperativas e instituições dos mais diferentes segmentos.

“Precisamos pensar grande sobre inovação. Todos devemos nos unir para desenvolver projetos que possam colocar a região em destaque no mundo”, afirmou Jadson, para destacar o grande desafio eleito a partir da aproximação do POD e Iguassu Valley para os próximos anos: Ser referência mundial em conhecimento e tecnologia agregada à proteína. O Oeste, diante dos seus enormes potenciais, tem condições de refletir, de planejar e de trabalhar unido para que esse projeto realmente aconteça, entende o presidente da Acic, Siro Canabarro.

Primeira

Jadson inaugurou uma nova ação nas tradicionais reuniões das quintas-feiras do Iguassu Valley: sempre na última quinta do mês, o espaço estará aberto para apresentações das câmaras técnicas do Programa Oeste em Desenvolvimento. Nessa primeira, o espaço foi destinado à Câmara Técnica de Inovação e Conectividade. O Iguassu Valley nasceu a partir do Núcleo Setorial de Informática e Telecomunicações da Acic, criado em 1999, o segundo ligado ao Programa Empreender da Associação Comercial e Industrial de Cascavel.

Com o avanço dos trabalhos, a opção foi por rebatizar o projeto e optou-se por Iguassu, destino que o mundo todo conhece em função das Cataratas do Iguaçu. “E, com isso, conectamos toda a região”, comentou Jadson. Atualmente, sete municípios praticam os pilares centrais do movimento que desenvolveu um ecossistema premiado nacionalmente em 2022 pelo Sebrae e CNI como o melhor consolidado do Brasil. “Derrotamos 44 finalistas, entre eles ecossistemas de Curitiba e Campinas. Só alcançamos isso porque a iniciativa daqui partiu das empresas de inovação em parceria com instituições de ensino, cooperativas e entidades”, conforme Jadson.

O POD nasceu em 2013 a partir da junção de pequenos projetos que mobilizavam algumas forças regionais, como PTI, Itaipu, Sebrae, cooperativas e entidades empresariais como a Caciopar. O objetivo dele era se tornar um ecossistema para tratar o desenvolvimento regional, representando assim os mais de 50 municípios do Oeste. O Programa conta com câmaras que pensam áreas de forma específica. Em 2016 foi constituído o Sistema Regional de Inovação e, três anos depois, ocorreu a junção com o Iguassu Valley a partir da Câmara de Inovação e Conectividade. “Com isso, a inovação se torna uma bandeira de primeira grandeza e constante do movimento, como também são pedágio, Ferroeste e avanços em logística”, pontuou Jadson.

Israel

Alçando a inovação a um novo patamar em articulação e projetos, a região passa a beber de fontes como Israel, conhecida mundialmente como nação startup. Com território do tamanho do Oeste, o PIB de Israel é 31 vezes maior que o daqui. “Eles têm nove prêmios Nobel e o Brasil, nenhum. Precisamos aprender como eles trabalham e, com essa inspiração, transformar o Oeste e o País por meio da inovação e da tecnologia”, pontuou Jadson.

Legenda: Jadson abriu parceria de Iguassu Valley receber todo mês câmaras do POD