Tributo à Cidadania tem potencial para arrecadar R$ 20 milhões em Cascavel

A Receita Federal estima que pessoas físicas têm potencial para destinar até R$ 20 milhões por ano a projetos assistenciais em Cascavel. O dado foi apresentado durante reunião de diretoria da Acic, na manhã desta quarta-feira, pelo diretor Marcelo Mertz, contabilista que participa de entidades que estão à frente da atual edição da campanha Tributo à Cidadania - Sincovel e IDM, além da Câmara e Prefeitura.

A campanha foi lançada há duas semanas, na Câmara de Vereadores, e as destinações podem ser feitas até 31 de maio. As declarações do Imposto de Renda precisam ser do regime completo, somando em Cascavel cerca de 34 mil. “O objetivo desse trabalho, que envolve poder público, entidades contábeis, entidades empresariais e comunidade, é sensibilizar para elevar as destinações e contemplar o maior número possível de projetos assistenciais”, segundo Marcelo.

As destinações podem ser feitas pela pessoa física aos fundos da Criança e do Idoso – 3%, cada. As declarações feitas em 2024 têm como ano-base 2023. Podem destinar ao Tributo à Cidadania tanto quem tem imposto a pagar quanto a restituir. Outros projetos também podem ser contemplados, como ligados às áreas da saúde e esportes. O presidente do Sindovel, William Fischer Júnior, informa que a classe contábil está unida para fazer a maior campanha de arrecadação da história do município.

Mesmo que o potencial esteja na casa de R$ 20 milhões, a média anual fica em R$ 2 milhões. Em 2023, a soma conseguida foi de R$ 1.121.352,27 para o Fundo da Infância e Adolescência e R$ 936.589,47 para o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa. São inúmeras as entidades locais inscritas junto à Secretaria Municipal de Assistência Social aptas para receber esses recursos. “A Acic é parceira de ações como essa, porque esse dinheiro fica em Cascavel e contribui para potencializar o futuro principalmente de crianças que precisam muito de ajuda”, acentua o presidente da associação comercial, Siro Canabarro.

Legenda: Marcelo informa sobre aspectos da campanha durante reunião de diretoria