GPTW-Acic entregam certificação a 12 empresas por bom clima organizacional

A GPTW e a Acic são parceiras há seis anos na certificação de empresas pelo método desenvolvido na década de 1990 pelo norte-americano Robert Levering. A intenção do jornalista era, de alguma forma, mostrar o que acontecia no ambiente de trabalho das empresas às pessoas. Então foi criado um modelo de medição da qualidade do clima organizacional que virou referência no mundo, o Great Place To Work.

Desde 2004 no Brasil, o GPTW contribui para reconhecer empresas e para estimular outras corporações a investir em eficientes mecanismos para avanços que, comprovadamente, melhoram as relações, reduzem a rotatividade e ampliam os resultados em vários campos. De olho nisso, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel há seis anos é parceira do método que, dias atrás, entregou a certificação para mais 12 de suas filiadas.

A edição de 2023 do GPTW impactou mais de 9,2 mil pessoas. As empresas certificadas são: 10 a 29 colaboradores – Enova, Imobiliária Valência e WEB Thomaz Negócios Digitais; 30 a 99 colaboradores – Energy Energia Solar, Mundial Telecom e Sovis; 100 a 999 colaboradores – Aliare, Saraiva de Rezende, Open Veículos e Sicoob Credicapital, e acima de mil colaboradores - Cresol e Festval.

No questionário, com 63 questões, a nota média alcançada pelas empresas avaliadas foi de 86. Para receber a certificação, a empresa precisa ter nota mínima de 70. Alguns dos aspectos mais valorizados pelos colaboradores são o fato de serem bem-tratados no ambiente de trabalho independentemente de sua opção sexual, credo ou cor, de se sentir bem-vindos, de ter orgulho em falar a amigos e parentes que trabalha naquela determinada empresa e de ter voz ativa nas mais diferentes questões de interesse do conjunto da companhia.

O sucesso do método

O embaixador do GPTW no Brasil, Hilgo Gonçalves, falou sobre A Importância do Clima Organizacional para a Marca Empregadora durante o evento. Ele detalhou o método utilizado desde 1997 e que já impactou 12 milhões de pessoas em 98 países e da missão do Great Place To Work de construir uma sociedade melhor transformando o ambiente de trabalho nas empresas. O clima organizacional é medido a partir de uma pesquisa, com 63 perguntas, respondida pelos colaboradores sem a necessidade de identificação.

Conforme Hilgo, colaborador feliz gera um ciclo virtuoso na empresa. “Ele passa a atender melhor, o cliente se sente mais valorizado e acolhido, esse cliente então é fidelizado e os resultados são melhores”. Nas empresas com a certificação do GPTW, o índice de rotatividade é a metade daquelas que não contam com o sistema aplicado. Entre as respostas dos colaboradores está o seguinte: 44% valorizam a empresa pelas oportunidades de crescimento e desenvolvimento; 27% pela qualidade de vida; 13% por alinhamentos de valores e 13% por remuneração e benefícios. Apenas 2% responderam que a permanência se deve pela estabilidade.

Legenda: Hilgo Gonçalves, o embaixador do GPTW no Brasil