Notícias


Imagem Notícia

Conseg recebe carta constitutiva para a gestão dos anos de 2024/25

Evento na noite de quinta-feira, no auditório da OAB-Subseção de Cascavel, marcou a entrega da Carta Constitutiva para a gestão 2024/2025 do Conseg, o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Cascavel. A cerimônia contou com a participação dos comandos das principais forças de segurança do município e todos foram unânimes em citar o Conselho como ambiente apropriado para a prática do que diz o Artigo 144 da Constituição Federal. A carta foi entregue pelo Conselho Estadual a partir de um representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Em seu Artigo 144, a Constituição afirma o seguinte: “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, sob a égide dos valores da cidadania e dos direitos humanos, através dos órgãos instituídos pela União e pelos Estados”. As forças policiais, em parceria com a comunidade, têm em mãos os recursos necessários para coibir a criminalidade e proteger as pessoas de bem, disse o presidente do Conseg, Sergio Leonardo Gomes.

Ao mesmo tempo em que se transforma em elo da comunidade junto às forças de segurança, o Conseg tem por compromisso informar as pessoas sobre seus direitos e papel delas diante do que diz o Artigo 144 da Constituição. “Juntos, nós, com certeza, seremos mais fortes. Queremos nos sentir mais seguros para andarmos em nossa cidade, para estarmos em nossas casas”, afirmou o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, o coronel Cícero Tenório. “Fomos abraçados pelo Conseg para garantir a importância da prevenção da segurança viária”, destacou a presidente da Transitar, Simoni Soares.

Por sua vez, o secretário municipal de Segurança Pública, Pedro Fernandes de Oliveira, agradeceu o Conseg por contribuir com os órgãos de segurança e com a comunidade em uma contínua construção por um município melhor e mais seguro a todos. “Precisamos enfrentar a criminalidade para garantirmos a segurança em nossa comunidade, melhorando a cada dia o bem-estar de todos”, destacou Sergio Leonardo, presidente do Conseg.

Denúncias com sigilo

Durante o evento, as autoridades reforçaram a necessidade de empresários e moradores contribuir com as ações das polícias e de outros órgãos de segurança. Um dos caminhos para isso está no 181, telefone para denúncias sobre os mais diferentes tipos de crimes. Esse recurso pode ser utilizado sem medo pelas pessoas, já que elas não precisam se identificar e há, com isso, sigilo absoluto nesse serviço. O Conseg é formado por várias entidades, entre elas a Acic. A Associação Comercial e Industrial de Cascavel é representada pelos empresários Silvana Borghelot Cordeiro, Eduardo Allievi e José Alexandre Polasek.

Legenda: Sergio Leonardo, presidente do Conseg, discursa durante evento na OAB

Crédito: Assessoria

Voltar