A Acic, por meio da sua vice-presidência para
Assuntos da Educação, une forças com a Amac (Associação de Mães de Autistas de
Cascavel) e com o Caut (Centro de Apoio, Convivência e Defesa dos Direitos de
Autistas de Cascavel) na estruturação de uma nova etapa da campanha do autista
e o comércio local. A parceria foi iniciada no ano passado.
A vice-presidente de Educação, Silvana Borghelot
Cordeiro, informou, durante a reunião de diretoria da Acic, na manhã desta
quarta-feira, sobre como essa fase dos trabalhos vai se desenvolver. O mês de
abril é dedicado à pessoa com autismo e o objetivo é lançar o selo Empresa Amiga
do Autista. Algumas palavras serão empregadas para reforçar a mensagem central
(Uma ação que transforma): aprender, compreender, adaptar e transformar.
Acic, Amac e Caut vão destacar junto ao comércio a
importância da adoção de cuidados e atitudes para bem recepcionar o autista e a
família dele. “São medidas simples, como estar atento à intensidade de luzes e ao volume do
som interno da loja, por exemplo, mas de grande impacto para os portadores de um
transtorno que pode ser melhorado e tratado para que a pessoa tenha avanços no
convívio e atividades sociais”, segundo Samantha Sitnik, presidente da Amac.
O autista, conforme Samantha, está em todas as
corporações e ambientes. Ele é consumidor e a família dele é consumidora, por
isso essa campanha em parceria com a Acic ganha ainda mais relevância, de
acordo com ela. “O respeito é a base para uma sociedade ética e responsável e
isso se aplica também na atenção à pessoa com autismo”, complementa Wania
Falcão, que também é mãe de autista.
Legenda:
Silvana, Samantha e Wania, durante reunião da Acic na manhã desta quarta
Crédito:
Assessoria