Notícias


Imagem Notícia

Blazius fala de impactos de reforma tributária às empresas e contadores

Mais de 200 contadores e colaboradores de escritórios de contabilidade participaram, na manhã desta terça-feira, na Acic, da terceira edição de um evento especialmente preparado para a categoria. O vice-presidente da Prestação de Serviços, Assis Marcos Gurgacz, deu as boas-vindas aos presentes no Café com Contadores e falou da importância desse tipo de evento para o compartilhamento de conteúdos pertinentes ao setor.

A primeira palestra foi com Marcio Blazius, vice-presidente da Acic. Ele falou sobre Os impactos da reforma tributária para os contadores. Blazius, que é contador e advogado, lembrou que a reforma era uma aspiração antiga porque se esperava que ela trouxesse justiça fiscal, transparência, segurança jurídica, descentralização de receitas, fim da guerra fiscal e simplificação. No entanto, a reforma aprovada às pressas no ano passado segue em direção oposta.

As poucas certezas que se têm é que a reforma tornará o já intrincado modelo fiscal brasileiro em algo ainda mais complexo e que haverá aumento de carga tributária, principalmente ao setor de serviços. Blazius citou que saem quatro impostos (ICMS, ISSQN, PIS/Cofins) e entram quatro (IS, IBS, CBS e IPI). A reforma ainda precisa da regulamentação de 71 dispositivos, tratando de aspectos como cashback (retorno de parte dos impostos cobrados aos mais pobres), imposto seletivo (que permitirá cobranças do que for considerado prejudicial ao meio ambiente), listar itens da cesta básica, obrigações acessórias, alíquota, compensações, atividades beneficiadas, e IR e folha.

Os efeitos práticos da reforma tributária deverão começar a partir de 2026 com testes do IBS. Em 2027, então com o fim do PIS/Cofins, entrará em vigor a CBS (Contribuição Sobre Bens e Serviços). Blazius informou também de impactos sobre os contadores: haverá aumento de tributação aos escritórios, principalmente daqueles do regime de lucro presumido, elevação da quantidade de serviços, necessidade de mais capacitação profissional e adequação do sistema.

O vice-presidente da Acic destacou ainda as dificuldades operacionais e desafios que virão, como aumento da complexidade, maior carga tributária, adaptação às mudanças, insegurança e aumento do custo operacional. Por outro lado, afirmou Blazius, surgirão novas oportunidades aos escritórios de contabilidade, como o crescimento das demandas para consultorias e estudos de impacto, readequações societárias dos clientes e novos planejamentos tributários. Em seguida, o consultor Gerson Grassia e o coordenador do Núcleo Setorial de Empresas de Contabilidade, Vagner Bellafronte, falaram sobre o grupo e da importância de participar dele.

A terceira edição do Café com Contadores teve palestras também com o especialista em Contabilidade e Finanças Laudelino Jochem, sobre Gestão estratégica como diferencial competitivo nas empresas contábeis, e com o cientista de dados Cristopher Werner sobre O cérebro por trás da inteligência. O encontro foi realizado pela Acic em parceria com Sescap-PR, CRC-PR e KoreData.

Legenda: O vice-presidente da Acic, Marcio Blazius, diz que nova reforma vai elevar a carga tributária, principalmente da área de serviços

Crédito: Assessoria

Voltar