Saúde mental e seu impacto nas pessoas e nas empresas

A saúde mental é um fator cada vez mais estudado em um mundo de tantas novidades e mudanças, principalmente o seu impacto no cotidiano das pessoas e das empresas. É sobre isso que falou na noite de segunda-feira, durante entrega de certificação GPTW (Great Place To Work), na Acic, o doutor Pedro Shiozawa. Com uma carreira que inclui formação em Harvard, uma das mais conceituadas instituições de ensino do mundo, Pedro abordou sobre Gestão Emocional para Gestores e Pessoas. Em nome da associação comercial falou o vice-presidente de Inteligência para o Desenvolvimento Jadson Siqueira.

Segundo Pedro, quanto melhor o ambiente de trabalho maior será o espírito de equipe do time e mais as pessoas se sentirão encorajadas a falar espontaneamente. O bem-estar emocional na empresa reduz em 76% a rotatividade e aumenta em 79% o número de candidatos quando ela abre uma vaga. “As emoções sempre importam. Olhar para as emoções não é o bastante, é necessário mudar a cultura sobre o assunto”, destacou o doutor, que também é autor de livros de sucesso.

Em locais de trabalho com ambientes saudáveis, a mulher tem 11 vezes mais chances de ocupar cargos de direção e 50% a mais de integrar conselhos. Em empresas tóxicas, segundo Pedro, o risco de burnout (distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade), cresce 7,6 vezes.

O líder, segundo o doutor, é peça fundamental no processo de correção de falhas e então ele citou o Eva, método para Escutar, Validar e Avaliar as mais diferentes situações envolvendo a saúde emocional. De acordo com o professor Pedro, saúde mental não é luxo e pode ser aplicada por empresas de todos os setores, independentemente do seu porte.

Clima organizacional

O embaixador do GPTW no Brasil, Hilgo Gonçalves, falou sobre A Importância do Clima Organizacional para a Marca Empregadora. Ele detalhou método utilizado desde 1997 que já impactou 12 milhões de pessoas em 98 países e da missão do Great Place To Work de construir uma sociedade melhor transformando o ambiente de trabalho nas empresas. O clima é medido a partir de uma pesquisa, com 63 perguntas, respondida pelos colaboradores sem a necessidade de identificação.

Conforme Hilgo, colaborador feliz gera um ciclo virtuoso na empresa. “Ele passa a atender melhor, o cliente se sente mais valorizado e acolhido, esse cliente então é fidelizado e os resultados são melhores”. Nas empresas com o GPTW, o índice de rotatividade é a metade daquelas que não contam com o método aplicado. Entre as respostas dos colaboradores está o seguinte: 44% valorizam a empresa pelas oportunidades de crescimento e desenvolvimento; 27% pela qualidade de vida; 13% por alinhamentos de valores e 13% por remuneração e benefícios.

Certificadas

A GPTW e a Acic são parcerias há seis anos em certificação de empresas que, em 2023, impactou mais de 9,2 mil pessoas. As empresas certificadas na segunda-feira à noite, foram: 10 a 29 colaboradores – Enova, Imobiliária Valência e WEB Thomaz Negócios Digitais; 30 a 99 colaboradores – Energy Energia Solar, Mundial Telecom e Sovis; 100 a 999 colaboradores – Aliare, Saraiva de Rezende, Open Veículos e Sicoob Credicapital, e acima de mil colaboradores - Cresol e Festval. A sétima edição da parceria do GPTW e Acic já está com inscrições abertas.

Legenda: Pedro Shiozawa fala sobre Gestão Emocional para Gestores de Pessoas