Comunicação assertiva começa por um “tour” pelo seu interior

Comunicar para liderar foi o tema da palestra inaugural do Capacita+, parceria da Acic com o Sebrae que leva conteúdos sobre qualificação gratuitamente a empresas filiadas à associação comercial. A abertura foi feita pelo presidente Siro Canabarro, que destacou o empenho da entidade em contribuir para tornar as empresas mais competitivas e rentáveis. “Unimos forças com a Acic para levar aos empresários, diretores e funcionários um conjunto de capacitações com informações poderosas”, complementou o gerente Oeste do Sebrae, Augusto Stein.

A palestra inaugural foi apresentada pela professora, mentora e coach Sirley Fátima de Souza. Ela informou que a comunicação começa em casa, onde está o primeiro e o melhor campo de testes para se fazer entender e ser compreendido. Segundo ela, o exercício da liderança começa com a comunicação. “Uma das melhores dicas que costumo passar a quem me ouve é: faça um tour pelo seu interior. Procure entender a si mesmo e, assim, o processo de comunicação e seus resultados serão potencializados”. Uma das receitas para liderar, utilizando a comunicação, está em falar com simplicidade, assertividade e clareza.

Liderança, de acordo com Sirley, é um processo de convencimento e comunicar bem facilita o alcance das metas propostas. O líder tem, entre suas qualidades, visão, capacidade de comunicação, respeito e desejo de aprender. E como melhorar esse processo para bem comunicar, perguntou Sirley.  É possível exercendo as habilidades de transmissão, de escutar, empatia e reflexão. Os pilares da comunicação assertiva (dizer com clareza o que pensa) são: bom contato visual, tom de voz neutro, postura aberta e atenção à linguagem.

Atividades

Além dessa palestra, o Capacita+ vai realizar jornadas de datas comemorativas – dia das Mães, em março; dia dos Pais, em julho, e Natal, em novembro. As oficinas agendadas, gratuitamente, serão as seguintes: Análise de perfil comportamental, 9 de abril; Fluxo de caixa e capital de giro, 7 de maio; Canvas e marketing, 4 e 5 de junho; Atrair e reter talentos, 2 de julho; Controles financeiros para resultados, 6 de agosto; Gestão de mídias digitais, 3 de setembro e Como vender mais através da presença digital, em 8 de outubro.

Legenda: Sirley falou para empresários, profissionais liberais e colaboradores de empresas