Acic entrega ofício ao IFPR pedindo graduação em Engenharia Mecânica

O presidente Siro Canabarro, o vice Márcio Blazius, a vice-presidente de Educação, Silvana Borghelot Cordeiro, e o diretor Florian Schirmer entregaram na manhã desta quarta-feira, na associação comercial, documento a diretores do IFPR sugerindo a implantação do curso superior de Engenharia Mecânica no campus do Instituto Federal do Paraná, em Cascavel. O ofício foi entregue ao diretor Marcio Luiz Modolo e ao professor e pesquisador Fernando de Lima Alves, que é diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição.

Siro informou que, diante das características empreendedoras de Cascavel e da região, e face ao crescimento de novas áreas bastante tecnológicas e especializadas, percebe-se espaço para a formação de engenheiros mecânicos. Há, inclusive, carência de profissionais com essa formação, observou. Com 1,4 milhão de habitantes, o Oeste do Paraná é um dos principais celeiros da agroindústria brasileira e isso, por si só, oferece um campo amplo e diversificado de atuação para profissionais com essa e outras formações em cursos tecnológicos.

A vice-presidente para Assuntos de Educação reforçou que a intenção da Acic, ao receber demandas como essa, é contribuir para que o mercado possa contar com os profissionais e as condições necessárias para seguir crescendo, gerando oportunidades e desenvolvimento à comunidade. “Sabemos que o IFPR, a exemplo de toda instituição de ensino, tem inúmeros critérios e aspectos a observar na abertura de cursos, mas, além de um pedido formal da sociedade civil, a comunidade quer e espera poder participar e ajudar com avanços considerados importantes”, destacou Silvana Cordeiro.

Olho no mercado

Marcio assumiu a direção do campus do IFPR em Cascavel recentemente com a saída de Luiz Carlos Eckstein. Ele disse que a demanda é possível, mas apontou alguns aspectos considerados importantes no momento. “Nosso maior desafio é a falta de espaço, o que tem limitado a abertura de novos cursos. Percebemos também, diante do perfil dos jovens que nos procuram, que a preferência é por cursos mais rápidos, de dois, três anos em vez dos de quatro ou até cinco anos de duração. Há forte tendência aos cursos técnicos, rápidos, nos quais os próprios estudantes buscam, na sequência, complementos que consideram necessários à sua formação”.

Marcio e Fernando disseram que vão visitar unidades nas quais cursos técnicos nessa linha são oferecidos para, com mais informações em mãos, poder encontrar a melhor solução para a demanda apresentada. Os dois agradeceram a colaboração da associação comercial na apresentação da solicitação. A Acic é uma das entidades que, desde o início do processo de atração do IFPR, é parceira de todas as etapas que levaram à implantação e à consolidação do Instituto Federal do Paraná em Cascavel.

Legenda: Diretores da Acic em recepção a Márcio a Fernando: solicitação de nova graduação para Cascavel