Entidade de maior capilaridade do PR, Faciap é porta-voz dos empresários

Uma das maiores e mais antigas entidades empresariais do País, a Faciap é dona da maior capilaridade entre todas as forças organizadas do Paraná. Representando 296 associações comerciais, a Federação foi criada com a missão de ser a porta-voz das reivindicações, defesas e anseios da classe empresarial. “E hoje, estamos nos quatro cantos do Estado, integrando empresários de um dos territórios da Federação que mais trabalham e mais desenvolvimento geram em favor do Brasil”, diz o primeiro vice-presidente Lourival Macedo, que é de Astorga.

A Faciap representa os interesses dos empresários junto aos poderes público e privado em âmbito estadual, defendendo políticas públicas que sejam favoráveis ao desenvolvimento do comércio e do setor empresarial em todo o Paraná. Macedo informa que a Federação também monitora e acompanha projetos de lei e outras matérias que podem impactar o desenvolvimento do setor produtivo.

“Apoiamos e fortalecemos as associações comerciais com suporte jurídico, técnico e administrativo, e buscamos ofertar também produtos e serviços que, a partir das Aces, chegam aos empresários para facilitar o dia a dia de seus negócios”, destaca o primeiro vice-presidente da Faciap.

Atualmente presidida por Fernando Moraes, de Londrina, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná atua em defesa do empresário, de seus direitos e, principalmente, buscando sempre um ambiente favorável ao desenvolvimento das empresas, com consequente geração de oportunidades, empregos e renda à população.

CAD

Um dos principais fóruns da Faciap, segundo Lourival Macedo, é a reunião do CAD (Conselho de Administração). Ali, a entidade ouve, por meio dos presidentes de Aces e Coordenadorias, que representam os empresários, anseios, demandas e necessidades. É o momento também que a Faciap emprega para repassar orientações e direcionamentos destinados ao fortalecimento de todo o sistema empresarial paranaense.

Legenda: Siro Canabarro, presidente da Acic, de Cascavel, Fernando Moraes, presidente da Faciap, e Lourival Macedo, primeiro vice-presidente da Faciap