Em primeira edição do ano, Café com RH toca em pontos cruciais para setor

Cerca de 250 profissionais ligados à área de recursos humanos participaram, na manhã desta sexta-feira, 16, no Auditório Cascavel, na Acic, da quarta edição do projeto e da primeira de 2024 do Café com RH. A finalidade desses encontros é aproximar esse público dos temas mais atuais e pertinentes a esse setor das empresas, que ganha cada vez mais importância nas corporações.

O presidente da Acic, Siro Canabarro, abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos e citando o departamento de recursos humanos como estratégico para as empresas. Siro falou também de um problema que já preocupa entidades e a região Oeste: a questão associada à empregabilidade, que já motivou inclusive fóruns do Programa Oeste em Desenvolvimento e pesquisa com apoio da Caciopar e de associações comerciais.

“A região tem mais de 12 mil vagas em aberto que não são preenchidas. Precisamos entender a fundo esse fenômeno para que possamos combatê-lo com eficiência e inteligência”, citou. O parceiro Murilo Brunetto, da Easy Acic, informou sobre um recurso já disponibilizado na reunião desta sexta, equipamento de leitura facial que atrai a atenção de empresas dos mais diferentes segmentos e portes. A coordenadora do Núcleo de RH, Valquíria dos Santos, convidou a todos a participar dos encontros do grupo, citando que sua finalidade primeira é fortalecer e valorizar profissionais da área.

Assuntos

A primeira das três palestras foi com o advogado Joaquim Pereira Alves Júnior, sobre Acidente de trabalho e doenças ocupacionais. A primeira dica foi sempre buscar ajuda da assessoria jurídica para a correta análise de casos e adoção da melhor solução à empresa. Ele destacou ainda aspectos ligados a acidentes de trabalho, doenças ocupacionais/profissionais, doenças do trabalho, responsabilidade civil e dúvidas quanto à emissão ou não de uma CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

Os outros assuntos abordados durante o Café com RH foram: Inteligência emocional para a gestão de conflitos, com Elaine Gavasso, e RH 5.0 – Conexão entre Inteligência Artificial, análise de dados e mentalidade na gestão, com Marcelis Pereira. A próxima edição, em 19 de março, também na Acic, será dedicada aos contadores. As inscrições do Café com Contadores já estão abertas. Mais informações no telefone 3321-1400.

Legenda: Joaquim fala sobre acidentes de trabalho