Notícias


Imagem Notícia

Arakaki fala na Acic sobre os caminhos para o futuro

Empresários dos mais diferentes setores, profissionais liberais e especialistas em mercado estiveram na Acic na noite da última quinta-feira, 9, para ouvir um dos grandes nomes mundiais da área financeira. O diretor de Negócios para o Brasil e a América do Sul do Morgan Stanley, Victor Arakaki, veio a convite da Center Investimentos para falar sobre Os caminhos para o futuro.

Victor comentou sobre a história do banco, iniciada em 1935, e que hoje é um dos maiores do mundo na área de investimentos. Ele começou com um questionamento aos presentes: quem investiria em uma empresa listada em bolsa que por dez anos apresentou resultados negativos. Poucas pessoas disseram que sim e ele então afirmou: uma pena, porque todos que investiram hoje estão milionários. Ele estava se referindo às gigantes norte-americanas Amazon e Tesla. Victor falou de investimentos e sua relação com gestão de expectativas e do papel dos gestores de tentar antecipá-las.

O atual cenário de incertezas tem sido limitador para muitos de investir e de realizar seus projetos. No entanto, o panorama pós-primeira Grande Guerra, que terminou em 1918, era pior que o atual já que na época quatro impérios estavam em ruínas, e hoje não há nenhum. As grandes tendências dos últimos 30 anos foram, entre outras: acordos bilaterais, criação da zona do Euro e mudanças climáticas. E entre as novas tendências estão questões demográficas e cinco gerações atuando conjuntamente no mercado de trabalho.

Victor Arakaki comentou também sobre onde deverá estar o mundo nos próximos 30 anos, e alertou que nas últimas quatro décadas o Brasil perdeu duas devido a questões internamente mal resolvidas. A taxa média de juros no País por ano foi de 64%, de 1900 a 2021, contra apenas 2,9% dos norte-americanos. A China deverá, em 2037, superar o PIB dos Estados Unidos e responder por 25% da economia mundial. Em um segundo momento da palestra, o diretor do Morgan Stanley respondeu a perguntas dos presentes.

Legenda: Victor deu uma aula a mais de 350 empresários e profissionais liberais

Crédito: Assessoria
Voltar