3º Café com RH trata de leis, competência e endomarketing

Empresários e profissionais de recursos humanos participaram na manhã desta sexta-feira, no Auditório Cascavel, da terceira edição do Café com RH, organizado pelo Departamento de Soluções da Acic. A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente da associação comercial, Siro Canabarro, que falou sobre os movimentos de um mundo em transformação. Ao citar que a Índia conseguiu o que há algumas décadas parecia improvável, tirar da China a posição de país mais populoso do mundo, Siro falou que não dá para ficar parado em uma era tão dinâmica.

A primeira palestra foi sobre Gestão de competências, com a psicóloga Alessandra Palacio. Ela começou trabalhando o conceito de competência, um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Até recentemente, a busca das empresas era por profissionais experientes, que construíram sua carreira em uma trajetória sólida e de bons resultados. Além disso, atualmente as empresas também buscam habilidades, de o colaborador entregar o que foi solicitado, observando como ele se comporta diante dos mais diferentes desafios. Apesar das mudanças, a recomendação é, como define Peter Schutz: “Contrate caráter. Treine habilidades”.

E que habilidades as empresas procuram? Alessandra citou algumas, como capacidade de influenciar, colaboração com o desenvolvimento da organização, comunicação fácil e clara, trabalho em equipe e resiliência. O profissional precisa estar em constante busca pela sua qualificação. Gestão de competências, segundo a psicóloga, é um método poderoso, mas só aplicável se existir uma cultura organizacional consolidada na empresa. Alessandra falou também que é comum colocar uma relação enorme de habilidades na busca por profissionais. O melhor, segundo ela, é listar essencialmente as básicas, mais duas ou três, porque senão é difícil e demorado demais preencher certas vagas.

Endomarketing

Endomarketing foi o tema apresentado por Gabi Archetti, que começou explicando sobre branding, que é a gestão de reputação da marca. “A sua marca é o que falam sobre ela quando você não está na sala”, a frase do CEO da Amazon, Jeff Bezos, foi empregada por Gabi para dar dicas de como o profissional deve construir e cultivar uma boa marca pessoal. É importante, disse ela, saber o sentido de estar em uma determinada empresa e que emitir a melhor mensagem é uma atitude importante para o sucesso.

A melhor mensagem convence, vende e vence, conforme Gabi. Ela perguntou também aos presentes qual é o sentir que cada um gera, para citar que vive-se a era de não saber o que se quer, sem sentido e de prosperidade das mais diferentes doenças emocionais. E ela deu um conselho: não tenha medo de sair de “sua caverna” e procurar entender qual é o seu por que e para quem?

A última apresentação foi com o advogado trabalhista, integrante do Departamento Jurídico da Acic, Joaquim Pereira Alves Júnior, que falou sobre leis. Com anos de experiência na área, Joaquim detalhou algumas das principais leis que devem ser observadas pela área de recursos humanos. Durante o Café com RH, a coordenadora de Soluções da Acic, Andrea Marcon, fez a apresentação de alguns dos produtos e serviços disponibilizados às empresas pela associação comercial.

Legenda: Terceira edição foi realizada na manhã desta sexta, no Auditório Cascavel