Empresas filiadas à Acic poderão abrir no feriado

Em razão de uma decisão judicial, as empresas associadas à Acic poderão abrir no feriado do dia 14 de novembro, aniversário de Cascavel. Os empregados do setor do comércio que trabalharem no dia 14 receberão abono de R$ 85 mais um dia de folga compensatória a ser concedido até 60 dias depois do feriado.

Empresas de outros setores produtivos filiadas à Acic também poderão abrir observando particularidades das convenções de suas categorias. Não havendo previsão diversa, as empresas poderão conceder a folga compensatória ou então efetuar o pagamento das horas trabalhadas em dobro, conforme dita a CLT.

Proclamação da República

De acordo com o advogado trabalhista Joaquim Pereira Alves Júnior, do Departamento Jurídico da Acic, empresas que desejarem também poderão abrir no dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República. Para empresas do comércio, o pagamento será de abono de R$ 85 e folga compensatória por dia trabalhado. Já empresas de outros ramos, que decidirem trabalhar, terão de conceder a folga compensatória ou pagar as horas trabalhadas com adicional de 100%.