Notícias


Imagem Notícia

Artigo: Ensino de Língua Estrangeira com uso das novas tecnologias

Analice de Oliveira Rodrigues

As novas tecnologias estão revolucionando o cotidiano das pessoas nos últimos tempos. As inovações são tantas e as mudanças ocorrem tão rapidamente que dificultam a atualização. A internet possibilita o acesso a informações de texto, imagem e som, além de possibilitar interagir em tempo real (comunicação sincrônica) ou com intervalos de tempo (comunicação assincrônica) também através de texto, som e/ou imagem. Essas são potencialidades importantes na área educacional. Segundo Lacombe (2000, p.1) “o desafio aos profissionais de educação é explorar as potencialidades do novo meio para oferecer educação de qualidade a custo baixo, democratizando, assim, o acesso à educação através deste novo meio”.

Tanto o computador quanto o próprio celular hoje é uma realidade das escolas e seu uso já vem se tornando um fato até mesmo nas escolas públicas do interior brasileiro. Devido à grande popularização do computador/celular para uso pessoal, já se oferece um serviço de boa qualidade pela internet com materiais digitalizados. E o hipertexto on-line oferece muitos caminhos, inserindo informações novas, mudando a noção de autor e leitor, já que o autor não controla mais o fluxo de informação e é o próprio leitor que determina a ordem da leitura, assim como o conteúdo a ser lido. Assim a leitura do hipertexto on-line remete o leitor à necessidade de nova aprendizagem em relação às técnicas voltadas à navegação do ciberespaço. Hoje há variedades de Apps para estudar uma língua e treiná-la diariamente, além de podcast.

Alguns exemplos mais usados são Duolingo, Cambly entre outros que existem. E as escolas de idiomas também estão investindo no ensino com uso de apps, podcast, além de oferecer aulas on-line, no sistema híbrido e/ou 100% online. É importante compreender que o processo de ensino/aprendizagem com o uso da tecnologia não se limita apenas ao uso dos periféricos ou apenas na habilidade de digitar textos. Está relacionado ao uso cognitivo, no potencial da percepção humana e na esfera simbólica, envolvendo o computador e/ou celular como ferramenta de leitura e escrita, abrangendo a capacidade de interpretar, compreender e se comunicar com os outros, consigo e com os produtos dos meios de comunicação inseridos no mundo virtual.

Analice de Oliveira Rodrigues

Especialista em Língua Inglesa e Espanhola Diretora da Athus Cascavel e Corbélia

Voltar