Notícias


Imagem Notícia

Acic recebe presidente da Nowa e estuda parcerias com região de Moçambique

O presidente do Conselho de Administração do Nowa (Instituto Superior Sebastião Mussanhane), Inacio Sebastião Mussanhane, esteve na manhã desta quarta-feira em Cascavel para encontro com diretores da Acic. Acompanhado do empresário Marcos Bertoli, Inacio foi recebido pelo presidente da associação comercial Siro Canabarro, pelo vice Marcio Blazius e pelo diretor da Câmara Técnica de Internacionalização, Eder Waine Quareli.

Da província de Inhambane, distrito de Massinga, Inacio falou do atual momento de reestruturação da República de Moçambique. E sobre a necessidade de parcerias para atender demandas crescentes no país, nas mais diferentes áreas. “Ficamos animados com a possibilidade de parcerias comerciais com regiões como a de Cascavel e do Oeste do Paraná, que são tão pujantes e exemplos para o mundo na produtividade de grãos, por exemplo”, destacou Inacio, que passa a ser uma conexão entre Acic, Cascavel e a região de Moçambique.

Siro informa que toda possibilidade de parceria comercial é bem-vinda. “Há inúmeros potenciais e áreas que podem ser beneficiadas com futuros acordos”, conforme ele. Para isso, é necessário vencer passos e etapas considerados fundamentais nesse tipo de acordo. Um deles é estabelecer alguns pontos em uma carta de intenções que, então, passará a ser gradualmente trabalhada. “Não há dúvidas que há inúmeras oportunidades que poderão ser ajustadas, em benefício de todos”, segundo Marcos Bertoli.

Um pouco do país

Moçambique é um país do sul da África cujo longo litoral no Oceano Índico é permeado de praias conhecidas, como Tofo, e de parques marinhos perto da costa. No arquipélago Quirimbas, uma faixa de 250 quilômetros de ilhas de corais, a ilha do Ibo, coberta por manguezais, tem ruínas da era colonial que sobreviveram desde o período do domínio português. O arquipélago de Bazaruto, mais ao sul, tem recifes que protegem espécies marinhas raras, como os dugongos. A capital de Moçambique é Maputo.

Ex-colônia portuguesa, Moçambique obteve sua independência no dia 25 de junho de 1975. O português é o idioma oficial do país, entretanto, somente 40% da população utiliza essa língua. O país faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Apesar de nunca ter sido colônia britânica, Moçambique integra a Comunidade Britânica, grupo formado pelo Reino Unido e suas antigas colônias. Uma guerra civil de aproximadamente 20 anos, entre as décadas de 1970 e 1990, foi responsável pela morte de mais de 1 milhão de habitantes. Outra consequência negativa desse conflito foi a destruição da infraestrutura, afetando diretamente a economia nacional.

Legenda: Recepção aconteceu nesta manhã de quarta, na associação comercial

Crédito: Assessoria

Voltar