Vasconcelos defende união para avanços na indústria e economia do Paraná

Cerca de duas mil pessoas participaram na noite de segunda-feira, em Curitiba, da posse do engenheiro civil Edson José de Vasconcelos na presidência da Fiep. A cerimônia contou com a presença do governador Ratinho Júnior, dos senadores Sergio Moro e Flávio Arns, de secretários de Estado, deputados e líderes de entidades de todo o Sul do Brasil. Cascavel e o Oeste levaram cerca de 200 pessoas à capital. Edson é o primeiro oestino a assumir o comando da mais importante entidade empresarial do Estado. Ele assumiu em lugar de Carlos Walter para mandato de quatro anos.

Ao citar a importância da área industrial para as exportações e a economia brasileira, Edson defendeu a união como instrumento para fortalecer ainda mais a indústria paranaense e para alavancar ainda mais os indicadores do estado que é a quarta potência econômica do Brasil.

As indústrias, segundo Edson, são referência em inovação, tecnologia e busca constante de alta produtividade. O Paraná é modelo em várias áreas, mas precisa enfrentar alguns obstáculos para seguir se desenvolvendo. "São necessárias segurança jurídica, bom ambiente de negócios, desburocratização, infraestrutura acessível e eficiente, crédito facilitado, mão de obra e pessoal especializado.

A Fiep é parceira, segundo Edson, à formulação de uma nova e moderna política industrial, tendo para isso como aliados o governo do Estado e os municípios. O novo presidente da Federação das Indústrias citou momentos de grandes desafios, de mudanças no mercado e no consumo, de conflitos pelo mundo, mas também que com trabalho e união o Paraná irá ainda mais longe.

Bom momento

O governador Ratinho Júnior falou do bom momento da economia do Paraná, da liderança do Estado na inovação, na oferta recorde de trabalho a jovens e a mulheres e dos investimentos do Estado em educação integral e de qualidade. Lembrou também de atração de mais de 220 bilhões de reais em investimentos nos últimos quatro anos e da importância dos empresários nos avanços que o Paraná experimenta.

Por sua vez, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, falou da trajetória de sucesso de Edson como líder empresarial e pelas suas marcantes gestões em entidades importantes do Oeste. "A eleição do Edson na Fiep não foi por acaso, é sim resultado de muito trabalho e de seu envolvimento com o associativismo. É um líder diferenciado, de grande talento, visão e realizações", destacou Paranhos. Entre outras entidades, Edson presidiu o Sinduscon Paraná-Oeste, a Acic e o Codesc.

Legenda: Edson durante seu primeiro pronunciamento como presidente da Fiep