Presidente da Acic destaca impacto do ESG para negócios das empresas

1º Fórum ESG Acic será realizado dia 8 de novembro, com inscrições gratuitas

O presidente da Acic, Siro Canabarro, está conectado às mais diferentes inovações que, de alguma forma, impactam no dia a a dia das empresas. Um desses conceitos em forte expansão no mundo é o ESG, que integra negócios a novos hábitos comportamentais no que se refere a práticas sociais, de governança e também ambientais.

A Acic, desde 2012, é uma das entidades empresariais brasileiras detentoras da ISO 14.001, com foco ambiental, e mais recentemente ela aderiu ao Compliance, LGPD e também à Governança. “Somos uma entidade de vanguarda e na atual diretoria, gestão 2023/2024, temos uma vice-presidência de ESG”, aponta Siro, ressaltando o 1º Fórum ESG Acic agendado para o dia 8 de novembro, a partir das 18h30, no Auditório Cascavel - inscrição gratuita.

O ESG é uma abordagem fundamental para as empresas. Ela abrange a responsabilidade ambiental, social e governança nas operações das empresas. O ESG não apenas reflete preocupações éticas, mas também afeta o desempenho financeiro das companhias. Segundo Siro, esse novo conceito está moldando o futuro dos negócios, pois os consumidores e investidores consideram cada vez mais fatores ESG ao fazer escolhas.

“Empresas que adotam práticas sustentáveis e responsáveis têm maior atração para clientes e investidores, além de funcionários mais comprometidos e produtivos. Também estão mais preparadas para enfrentar riscos regulatórios”. Conforme o presidente da Acic, o primeiro passo para as empresas adotar práticas ESG é uma mudança cultural, com liderança comprometida e conscientização de que o ESG não é uma tendência passageira. A seguir, as empresas devem avaliar seu desempenho atual e estabelecer metas claras. A comunicação transparente de compromissos e conquistas é essencial para construir confiança com os stakeholders.

A vice-presidente da Acic para Assuntos ESG, Bruna Saara, informa que essa nova metodologia é uma parte vital do sucesso empresarial a longo prazo, promovendo práticas responsáveis que beneficiam a empresa e a sociedade como um todo. “Convido a todos a participar de nosso Fórum, no dia 8, que trará cases práticos e também discorrerá sobre o ESG no mercado”.

Programação

Os conteúdos serão apresentados depois de café de boas-vindas e apresentação do Coral Rouxinol. Coordenadores do Núcleo ESG farão uma introdução sobre o tema e falarão da missão e finalidades do grupo. Jaqueline Metzner, do Sicoob, abordará, em seguida, sobre ESG na visão do mercado financeiro e logo depois o consultor Luciano Fernandes fará a palestra principal sobre Jornada da Heineken no ESG. Haverá também a apresentação de cases de sucesso (Unimed, Nutriplan, Cais Coworking e Núcleo ODS) e painel com a Mediação de Bruna Saara.

Informações e inscrições com a consultora de núcleos Cristiane Hickmann pelo telefone (45) 98809-4660, ou ainda no endereço de e-mail NUCLEOESGCASCAVEL@GMAIL.COM .

Legenda: O presidente da Acic, Siro Canabarro