Notícias


Imagem Notícia

AcicLabs lança na terça-feira projeto inédito destinado para as indústrias

Indústria Inteligente é o nome de projeto inédito estruturado pela AcicLabs que será lançado na terça-feira, 10. Os trabalhos terão início às 18h, na aceleradora e hub de inovação da associação comercial localizada no segundo piso do Edifício Rui Barbosa, na rua Pernambuco em frente à Câmara de Vereadores. Cada empresa associada poderá enviar até três participantes ao evento, que devem se inscrever antecipadamente no link https://forms.gle/eA9XUkp8WmFP3Fwz6 

Esse evento é aberto a todos os interessados em conhecer a proposta, mas para participar efetivamente do projeto as indústrias precisam ser associadas à Acic. O objetivo é implementar métodos ágeis nas empresas, com teoria ministrada por especialista na AcicLabs e prática aplicada diretamente na indústria, informa o presidente da associação comercial Siro Canabarro. Durante a execução do projeto serão realizadas análises e levantamentos de processos que possam ser aprimorados com ferramentas apropriadas, buscando melhorar os resultados.

Gradualmente, a iniciativa busca introduzir uma nova cultura de trabalho na indústria, tornando-a mais produtiva e competitiva, seguindo os princípios do Lean Manufacturing. O executivo da AcicLabs, Sergio Altavini, ressalta que essa é uma grande oportunidade para as indústrias associadas à Acic, pois poderão otimizar seus processos e ampliar resultados com a correta aplicação das orientações repassadas e método sugerido.

Lançamento

Durante o lançamento, na noite de terça, os participantes terão acesso a informações detalhadas sobre como o projeto será realizado e conduzido. Haverá painel com mediação do diretor Carlos Guedes e a participação de dois industriais que compartilharão suas experiências sobre as inovações implementadas em suas empresas, bem como as mudanças e os resultados alcançados.

Depois dessa etapa, um instrutor especialmente convidado informará sobre como o projeto será colocado em prática. As empresas têm um período de dez dias para fazer as suas inscrições. No primeiro ano do projeto serão selecionadas apenas seis empresas, destaca Sergio Altavini.

O que é?

Lean Manufacturing significa “manufatura enxuta” e se refere a uma prática de gestão que elimina atividades de pouco ou nenhum valor agregado nos processos, reduzindo desperdício e elevando a produtividade e qualidade das operações. Esse valor está ligado à percepção do cliente com base nas ações que a empresa aplica em seu processo produtivo. Assim, o pensamento lean se relaciona com o alinhamento das atividades que realmente vão fazer a diferença no ponto de vista do consumidor final, desde o fluxo de produção até a matéria-prima utilizada.

Uma das principais ferramentas do método Lean Manufacturing são os KPIs, que apontam de maneira objetiva o desempenho do processo produtivo, detalhando em relatórios as falhas, tempos de parada, desperdícios de recursos, bem como outras informações que podem ajudar os gestores a tomar decisões de melhoria contínua.

Voltar