Notícias


Imagem Notícia

Clóvis no Conexão: Felicidade é viver sem querer que a vida passe

Três dos maiores pensadores da história foram lembrados por Clóvis de Barros Filho na construção do argumento central da terceira e última palestra do Conexão Acic 2023. Diante de um público de cerca de 600 pessoas no Teatro Municipal Sefrin Filho, na noite de terça-feira, 26, o professor e filósofo disse que não há tema que supere o amor, sentimento que confere interesse a qualquer coisa. “Sem amor, a vida é sem graça”, reconheceu.

E qual é a relação do trabalho com um assunto tão caro e instigante às pessoas? Quem tem especial apreço pelo trabalho principalmente considerando que a hora feliz começa justamente quando as tarefas profissionais do dia foram cumpridas, questionou Clóvis. É mais provável que o dono, o empresário, ame mais o trabalho que o seu colaborador, porque esse é um instrumento para o lucro.

O amor pelo trabalho, tema da palestra do professor, é uma abordagem no mínimo curiosa, admitiu ele, que utilizou teorias de Platão e Spinosa e ensinamentos de Jesus para embasar sua justificativa.

Para o grego Platão, um dos construtores da filosofia clássica, Amar é desejar. “Deseja-se o que não tem. E quando tem simplesmente não deseja e não ama mais”. Por isso, é razoável aceitar que o desempregado ame o trabalho mais que aquele que está empregado, porque na falta eu quero, ilustrou o professor.

Dono de uma carreira acadêmica aclamada, Clóvis é livre docente em Comunicação pela USP e pavimentou também uma trajetória de êxito pelos palcos do Brasil e do mundo. Ele é um conferencista à moda antiga, que se apoia na força de sua oratória, na genialidade do seu saber e na lucidez de sua leitura apurada e singular das coisas e dos mistérios da vida.

Para o filósofo holandês Baruch Spinosa o amor não se dá na falta, e sim na presença. Amar é alegria, definiu. “A alegria é uma passagem para um estado mais potente de si mesmo. Alegria é potência de viver”. Segundo Clóvis, nada te impede de amar o que não tem e muito menos nada te limita ou impossibilita de amar o que te alegra.

 

Altruísmo

Quando se ouve alguns de seus feitos e há a mínima compreensão da extensão e da complexidade da obra de Jesus Cristo fica fácil entender e perceber porque ele é considerado o melhor, o mais sábio e o mais justo dos homens. Para muitos, Jesus é o filho de Deus e para outros tantos é o próprio Deus encarnado.

Enquanto na teoria de Platão amor é desejo e na de Spinosa amor é alegria, mas com foco em si mesmo, Jesus semeou o altruísmo no coração dos homens. “O filho de Deus inverteu tudo e disse que amor é a alegria do outro, que aquele que ama tudo fará pelo outro. E que o maior valor da vida é a entrega, é dar ao outro a chance de uma vida melhor”.

O amor, como Jesus demonstrou em sua passagem por este plano, está em servir o próximo, em amar o outro como a si mesmo, acentuou o professor. E o trabalho diante disso? A mensagem é, de no fim de mais um dia de jornada, poder voltar para casa com a certeza de ter feito o melhor que poderia ter feito. De entender que o dinheiro está a nosso serviço e não o contrário, e compreender que o que realmente importa é a vida de cada um de nós. E nesse ponto os conceitos de amor e felicidade se entrelaçam, fazendo com que aquele que realmente ama viva tão intensamente que não quer que a vida passe.

Patrocinadores

A primeira palestra do Conexão Acic 2023 foi com Camila Farani, a segunda com Thiago Concer e a terceira com o filósofo Clóvis de Barros Filho. Patrocinadores: Cota Ouro Aquila Auditores Independentes, Certezza Consultoria Empresarial, Brunetto Contadores e Fomento Paraná; Prata Fiep, Sanepar e Sisprime; Bronze BRDE, Garanticoop, Nutricard, Sicredi, Sicoob e Unimed; Parceiros Lasfer, Sebrae e RPC; Apoiadores Expia, Hotel Caiuá, NTV, Prefeitura de Cascavel e Secretaria de Cultura.

Legenda: Clóvis é livre docente em Comunicação, autor e coautor de vários livros

Crédito: Assessoria

Voltar