Caravana do Rio vem a Cascavel conhecer Escritório de Compras

Uma comitiva formada por 20 gestores públicos e agentes de desenvolvimento de municípios fluminenses esteve na manhã desta quarta-feira, 27, na Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Eles vieram à cidade para conhecer a experiência do Escritório de Compras Públicas, estrutura inaugurada há sete anos com a função de ampliar a participação de empresas locais em licitações públicas no município.

A recepção foi feita pelo presidente Siro Canabarro e pelo vice-presidente da Acic, Marcio Blazius. Siro falou da Acic e fez uma introdução sobre a importância de o município contar com um instrumento como o escritório, resultado de um projeto liderado pelo Sebrae com a participação de entidades e órgãos públicos locais. “Estamos animados com os resultados, porque aumentou a soma de recursos injetada na cidade, gerando mais oportunidades e desenvolvimento”, segundo o presidente da entidade.

A apresentação técnica do Escritório foi feita por Karina Venazzi Frigo, líder de Convênios da associação comercial. Ela informou sobre a movimentação iniciada bem antes da materialização da parceria. Houve visitas a outras cidades para conhecer o modelo e então foi criada uma formatação conectada às aspirações locais, contribuiu o consultor do Sebrae, Adir Mattioni, que acompanhava a caravana e que liderou esse processo de implantação e de consolidação do escritório em Cascavel.

Karina informou sobre as funções do escritório, sobre a colaboração e o suporte oferecidos pela Acic e também apresentou números alcançados desde que a estrutura está em atividade. Em média, são 300 editais enviados aos associados por ano e desde a fundação mais de 50 mil empresários foram informados. Um dos indicadores mais interessantes é o que mostra que apenas a Prefeitura de Cascavel comprou, em 2022, o equivalente a R$ 470 milhões, desse montante R$ 247 milhões, ou 54%, ficaram no município.

Reflexos

Mattioni informou que os reflexos do projeto são muito bons e que as empresas se sentem mais motivadas a participar dos certames. A partir do escritório, instalado na Acic, são realizadas consultorias e treinamentos, gratuitamente. A entidade contribui na preparação dos empresários a participar das licitações com mais chances de ganhar. Eles ampliam seus conhecimentos sobre modalidades de compras públicas, importância de observar normas, de adotar programas de excelência de gestão e ter sempre a documentação da empresa em dia. Com o sucesso do primeiro, outro, do setor agro, foi recentemente instalado no Sindicato Rural de Cascavel.

Os visitantes puderam esclarecer dúvidas e conhecer a fundo o projeto, que atrai interesses de futura implantação em municípios daquele estado. As cidades representadas foram a capital Rio de Janeiro, Niterói, Saquarema, Nova Friburgo, Areal, Itaborá e Italva. A caravana também manteve compromissos na Prefeitura de Cascavel e em seguida dirigiu-se a Foz do Iguaçu, onde conheceria outra iniciativa parecida e visitaria o PTI (Parque Tecnológico Itaipu).

Legenda: Apresentação sobre o Escritório de Compras Públicas, na manhã desta quarta-feira