Notícias


Imagem Notícia

Ação inédita repassa seis mil livros à penitenciária estadual

OAB, Acic e Mediarb, com a colaboração de inúmeras outras entidades, realizaram uma ação inédita que contribuirá com o processo de ressocialização de apenados da Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho. Seis mil livros, dos mais diferentes campos do conhecimento, foram conseguidos e repassados no fim da tarde de segunda-feira, 25, a diretores e a representantes do Depen PR, o Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná.

A advogada Mary Andrea Alves Jurumenha, da Mediacic/Mediarb, deu detalhes sobre a importância da parceria. Os objetivos do projeto foram contribuir com a redução da reincidência criminal, diminuir a superlotação carcerária e melhorar a segurança pública. Segundo ela, ao destacar a metodologia utilizada, o projeto proporcionará atividades educativas que busquem desenvolver habilidades profissionais, conceituais e práticas, tornando a experiência prisional uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

Por meio dessa ação, conforme Mary, cria-se um sistema de incentivos que reconheça e recompense os apenados que demonstram comprometimento, melhora de comportamento e resultados positivos em seu aprendizado. E também permite acompanhar o progresso dos reeducandos, renovando acervo literário regularmente para garantir a qualidade da educação oferecida e a evolução no processo de ressocialização. “Torcemos para que esse possa ser um primeiro passo para uma grande transformação no sistema penal brasileiro”, afirmou Mary.

Mais de mil livros foram entregues pela Unioeste, que recebeu um agradecimento especial, o mesmo ocorrendo com o Núcleo Acic Mulher, que foi campeão em arrecadação de títulos. Entre os estilos entregues estão clássicos, até exemplares raros da Divina comédia, de Dante Alighieri, literatura moderna, como Game Of Trones, livros de autoajuda, enciclopédias e atlas. Também foram doados cursos completos de inglês, francês e espanhol. Há redução de quatro dias de pena para cada livro lido pelo apenado - limite é de 12 livros por ano, equivalente a 48 dias de diminuição no tempo de condenação.

O diretor da Penitenciária, Sergio Renato Sarquis Pinto, agradeceu a colaboração das entidades e de todas as pessoas que doaram livros para a biblioteca da penitenciária. “É importante criar condições de ressocialização para que os apenados possam voltar melhores ao convívio social”. Na Penitenciária, é possível estudar, trabalhar e aprender novas habilidades, disse Sarquis, lembrando que mais de 300 pessoas estão na comunidade com uso de tornozeleiras eletrônicas e sem ocorrências. Eles entenderam o processo e a oportunidade dada pela sociedade, afirmou. O presidente da Acic, Siro Canabarro, parabenizou a iniciativa e disse que a associação comercial é e sempre será parceira de ações importantes como essa.

Mary falou ainda sobre as etapas da ação e agradeceu a todos os que colaboraram: Além da Acic, Mediarb e OAB Cascavel, contribuíram Comissão de Métodos Adequados para Tratamento e Resolução de Conflitos, Comissão de Direitos Humanos, Acic Mulher, Fraternidade Feminina (Ordem Para-maçônica), Rotaract Clube de Cascavel/Paz, Unioeste e Unicesumar.

 

Legenda: Entrega dos livros ocorreu na tarde da última segunda, na Acic

 

Crédito: Assessoria

Voltar