Acic envia pesquisa a sócios que traça o mapa da empregabilidade no Oeste

A partir de quinta-feira, 28, associados da Acic passam a receber, por e-mail, pesquisa elaborada pelo POD, o Programa Oeste em Desenvolvimento, com a finalidade de definir o mapa de empregos na região. A pesquisa é mais uma etapa de um trabalho que acontece há algum tempo e que, além de conhecer a real necessidade de mão de obra, busca definir ações e estratégias para evitar o risco de um futuro apagão de escassez de profissionais nas mais diferentes áreas.

“Peço encarecidamente aos associados, à medida que receberem a pesquisa, que tirem uns minutos do seu tempo para preencher o questionário. São perguntas importantíssimas para entendermos com mais profundidade sobre um problema que já começa a atingir o Oeste do Paraná. Quanto mais informações tivermos, mais assertivas serão as respostas que teremos para evitar um cenário preocupante às empresas”, observa o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Siro Canabarro.

A pesquisa será encaminhada juntamente com o boleto de setembro da Acic, informa o gerente da entidade, César Ióris. “A participação dos nossos associados nessa iniciativa é absolutamente importante. Os primeiros trabalhos já identificaram que são mais de 12 mil vagas disponíveis na região e que não são preenchidas. Se nada for feito, o quadro tende a se agravar. Por isso, é fundamental que todos participem”, reforça César, acrescentado: “Essa é uma excelente oportunidade para termos um diagnóstico completo de uma situação que afeta todas as empresas. Com as respostas, teremos mais elementos em mãos para neutralizar problemas”.

Pesquisa

A pesquisa foi dividida em quatro grupos, segundo o número de funcionários da empresa. Entre as perguntas, estão as seguintes: Quantos colaboradores sua empresa tem atualmente e qual é o regime de contratação; Número de vagas em aberto; Faixa salarial por cargo no último ano; Grau de dificuldade de contratação; Tempo médio de preenchimento por cargo; Tempo médio de permanência do colaborador na empresa, e Quais são as principais habilidades que sua empresa procura em um colaborador. Participe.