"Inovação não coloca sua empresa em risco e sim sua resistência em inovar"

A próxima palestra do Conexão Acic será no dia 20, com Thiago Concer

A garotinha de classe média que perdeu o pai na infância, filha de uma mãe empreendedora e que se transformou em bilionária. A síntese de uma vida que cabe em duas linhas é o enredo de sucesso construído durante de décadas de estudos, trabalho e dedicação por parte de uma das maiores empreendedoras do Brasil. Camila Farani, dona de um império que movimenta R$ 4,5 bilhões por ano, abriu na noite de quinta-feira, 14, a 14ª edição do Conexão Acic, um ciclo de palestras admirado e aclamado por sua organização e qualidade.

Camila iniciou seu diálogo com 500 pessoas no Teatro Municipal Sefrin Filho com duas perguntas impactantes: o que você faria se recebesse 100 milhões de dólares e que atitudes teria caso chegasse às suas mãos um diagnóstico dizendo que tem apenas 30 dias de vida. A reflexão preparou a plateia para a enxurrada de informações que viria e que, em algum ponto da trajetória, trouxe consequências à vida e às decisões de Camila Farani.

A primeira virada de chave de Camila aconteceu no colégio, quando foi exposta a uma situação difícil e constrangedora. A partir dali ela prometeu a si mesma que jamais seria humilhada ou subestimada. Mas, para isso, precisaria ser diferente da maioria. Teria de ser mais rápida, astuta, corajosa e determinada. A oportunidade veio com o empreendedorismo da mãe, que abriu um pequeno café para sustentar a família. Camila foi convocada para emprestar seu talento ao negócio aos 16 anos. Com as atribuições vieram as ideias que, em pouco tempo, a transformariam em sócia.

O que te impede de fazer e sonhar, questionou Camila, que começou a colocar no mundo real tudo o que idealizava. Um dos primeiros aprendizados dela foi quanto à importância da concorrência: “Ela existe para que possamos perceber onde ser melhores e como fazer diferente para alavancar o nosso negócio. Tudo na vida depende de como você olha para o obstáculo e como deseja enfrentá-lo”. Uma dificuldade pode ser uma âncora ou uma catapulta, quem escolhe é você.

Por também entender a concorrência como uma dinâmica do mercado, Camila Farani está hoje à frente de um conglomerado que tem 45 empresas, gerando renda para o sustento de 15 mil famílias e com faturamento anual na casa de R$ 4,5 bilhões. Grande parte dos negócios da jurada do Shark Tank Brasil está na área da inovação. Inovar, de acordo com ela, é um dos ativos do caos. A dificuldade acelera as coisas, como fez a pandemia que aproximou fortemente as novas tecnologias da realidade das pessoas e das empresas. É possível fazer diferente e melhor em tudo, é só querer, conforme Camila.

On-line

Ter presença on-line é uma urgência para empresas dos mais diferentes setores, quem não entender isso terá dificuldades e ficará pelo caminho. As novas ferramentas, entre outros benefícios, ampliam o universo de clientes, aumentam a capilaridade das vendas e colocam mais dinheiro para dentro do negócio. “O que pode acabar com o seu negócio não é a inovação e sim o fato de você não querer inovar”, alertou a empreendedora que se formou em Direito e é autora de vários livros.

As novas soluções tecnológicas são aliadas do empresário para encontrar, de maneira mais ágil e assertiva, remédios eficazes para a dor do cliente. A era do 5G e das inteligências artificiais bate à porta e a revolução que provocarão serão imensas, alertou Camila, para dar um último conselho: “Esteja preparado para a mudança, trabalhe e realize, mas jamais esqueça de ser quem você é e procure ser feliz”.

Os patrocinadores do Conexão 2023 são: Cota Ouro Aquila Auditores Independentes, Certezza Consultoria Empresarial, Brunetto Contadores e Fomento Paraná; Prata Fiep, Sanepar e Sisprime; Bronze BRDE, Garanticoop, Nutricard, Sicredi, Sicoob e Unimed; Parceiros Lasfer, Sebrae e RPC; Apoiadores Expia, Hotel Caiuá, NTV, Prefeitura de Cascavel e Secretaria de Cultura.

Legenda: Camila Farani abriu a 14ª edição do Conexão Acic