Notícias


Imagem Notícia

Em reunião itinerante na Acic, Comdec e Codesc falam de desenvolvimento

Integrantes do Comdec (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) participaram na manhã desta quinta-feira, na Acic, de reunião itinerante e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Codesc, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel. Cada conselho tem suas atribuições, focadas no desenvolvimento, bem definidas. Um atua com ações de curto prazo e de maneira prática e o outro busca criar, por meio de indicadores e perspectivas, o cenário ideal para a Cascavel das próximas décadas.

O encontro, com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico Hivonete Piccoli, contou com a participação de diversos líderes. O diretor de Eventos do Codesc, Antônio Ruyz, informou sobre a história do órgão que foi criado em 2012 e conta com a participação de mais de 65 entidades. O foco dos trabalhos do Conselho, atualmente, é pensar a Cascavel de 2050. Para refletir com mais assertividade, o Codesc contratou uma empresa especializada em planejamento, a Urban System, de São Paulo, que está finalizando um relatório detalhado de mais de 700 páginas que será apresentado no início de 2024.

A empresa trabalha com indicadores e projeções de áreas contempladas pelas sete câmaras técnicas do Codesc, ligadas à energia, educação, saúde e bem-estar, urbanismo e meio ambiente, transporte e mobilidade, turismo e eventos e agropecuária. O presidente Alci Rotta Júnior informou que o Codesc é e sempre será parceiro do Comdec e da administração pública em assuntos de longo prazo. “Também passamos a ser interlocutores das mais de 65 entidades, junto a postulantes a cargos públicos, quanto ao que se pensa e se quer para o futuro do município”.

As informações sobre o estudo em andamento, que focam no desenvolvimento econômico e em tornar Cascavel conhecido como município sustentável, foram apresentadas por André Montes da Cruz, especialista em Planejamento e Gestão de Cidades. Um dos pontos tratados foi sobre o como atrair empresas e preparar mão de obra para as oportunidades e demandas da Cascavel do futuro, que segundo as projeções poderá chegar a 500 mil habitantes em 2050.

O representante da Acic junto ao Comdec é o empresário Assis Marcos Gurgacz. O presidente da associação comercial, Siro Canabarro, também participou da reunião. Ambos ressaltaram o papel e a importância do Comdec e do Codesc para o município.

Legenda: A reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira, na Sala Paraná, na Acic

Crédito: Assessoria

Voltar