Edificações: Acic prestigia a inauguração de laboratório de campus do IFPR

Diversas autoridades participaram na manhã desta terça-feira da solenidade de inauguração do laboratório do curso técnico de Edificações do campus de Cascavel do Instituto Federal do Paraná. A cerimônia foi prestigiada pelo reitor do IFPR Odacir Antônio Zanatta e pelo diretor-geral do campus Luiz Carlos Eckstein, entre outros. A Acic foi representada pelo presidente Siro Canabarro e pela vice-presidente para Assuntos da Educação, a professora Silvana Borghelot Cordeiro.

“Essa é uma grande conquista para o Instituto e para os alunos e que, certamente, fará muito bem para o andamento desse curso tão importante para Cascavel e região”, disse Zanatta. O diretor-geral informou que a estrutura será composta por um único pavimento contemplando laboratório e depósito. O edifício será em estrutura pré-moldada com área de 147,92 metros. O custo chega a R$ 400 mil, recurso conseguido de emenda parlamentar do ex-deputado federal Hermes Parcianello.

O curso de técnico em Edificações era uma antiga aspiração da comunidade, porque integra uma área próspera para a economia do Oeste. “Nesse ambiente, destinado a aulas práticas, os alunos terão acesso a qualificação que, além de o preparar para o mercado de trabalho, dará base ainda melhor àqueles que decidirem frequentar, por exemplo, a graduação de Engenharia Civil”, observa o professor Eckstein.

Durante os três anos do curso, que é integral, os alunos aprendem sobre massa, assentamento de tijolos, alinhamento de paredes, entre outros fundamentos da atividade. Esse profissional poderá, depois de formado, assinar obras de até 80 metros quadrados. Já são três turmas em andamento, principalmente formadas por jovens com olhos atentos no constante crescimento da área da construção civil.

“A Acic fica orgulhosa em poder contribuir com o IFPR. Essa é uma das antigas bandeiras da associação comercial que promove transformações profundas nessa região de Cascavel”, lembra o presidente Siro. Luiz Carlos Eckstein destaca que o campus é a maior obra pública a contemplar os bairros da região Norte, atualmente formada por mais de cem mil moradores.

O IFPR

Atualmente, o Instituto Federal do Paraná está em 28 municípios do Estado. São 20 campus, seis unidades avançadas e dois centros de referência. A instituição conta com mais de 30 mil alunos, desses 600 no campus de Cascavel que oferece três cursos técnicos, duas graduações e uma especialização. Uma das limitações é a falta de salas devido à grande procura de alunos. Mas há sinalização, conforme Eckstein, de liberação de recursos para a construção de um novo espaço em 2024. A área ocupada pelo Instituto tem mais de 62 mil metros quadrados.

Legenda: Odacir, a vice de Educação da Acic, Silvana Cordeiro, Siro e Eckstein