Grinberg fala sobre atitudes extraordinárias a empresários

Autor de cinco best-sellers e de um método de massoterapia aplicado em 56 países, Renato Grinberg foi o convidado especial do encontro empresarial da Acic na noite da última quinta-feira. Grinberg participou remotamente e falou sobre o conteúdo de Atitudes Extraordinárias, livro que escreveu durante a pandemia e que faz reflexões profundas sobre o cotidiano das empresas e dos profissionais e da necessidade de mudança e adaptação diante de um universo de tecnologias revolucionárias.

A capacidade de inovação e de se adaptar a elas, já que promovem movimentos significativos na forma como as pessoas vivem e as empresas produzem, é fundamental, afirmou ele. No entanto, ele fez um alerta: 90% das estratégias falham devido a problemas de implementação. A maior limitação para que grandes ideias deem certo está justamente em ruídos à correta execução, destacou Renato Grinberg, que como consultor de empresas atuou em algumas das mais prestigiadas companhias do mundo.

As tarefas repetitivas têm sido rápida e eficientemente substituídas pelas máquinas, todavia com o aperfeiçoamento das inteligências artificiais até pessoas com habilidades diferenciadas de pensar e executar passam a ser alcançadas por elas. Mas o que fazer para que o profissional e a empresa não fiquem obsoletos diante de tantas inovações, questionou ele. A primeira medida é se inteirar e se integrar às novidades e, ao aprender como operam, associar seu trabalho a elas. Outro diferencial é conseguir se adaptar à mudança com velocidade e eficiência, porque a concorrência está procurando fazer exatamente isso.

Sinais

Grinberg falou sobre a importância de se manter conectado às mudanças, ao mercado e às oportunidades, sem jamais desprezar o impacto e a relevância dos novos inventos. Grandes empresas, que dominavam seus setores, pereceram justamente por não entender os sinais, alertou o palestrante dono de consolidada carreira internacional. “É preciso procurar entender o consumidor, seu comportamento e vontades. E isso vale para empresas de todos os portes, porque assim ela poderá se antecipar e criar algo novo”.

Inovar, além de melhorar ou fazer diferente, é não ter medo de errar. Se não existirem erros e dificuldades ao longo do processo é porque a empresa não está inovando, destacou Grinberg. Tirar um tempo na semana e envolver a equipe em refletir e buscar novas ideias é um exercício necessário. Se nesse mecanismo todo uma única ideia for boa o suficiente e der certo então ela poderá ser a diferença entre o sucesso e o encerramento da empresa, afirmou o consultor, falando também da necessidade de investir em treinamentos a executivos e colaboradores. “Aprender é uma constante absolutamente necessária”. A palestra com Grinberg foi realizada em parceria com a CBN.

Legenda: Diretores da Acic, empresários e convidados durante palestra, on-line, com Grinberg